É lamentável a situação do sistema carcerário brasileiro, (Ponto final) O Brasil é terceiro país com o maior número de presos no mundo; (Vírgula) resultando nesse caos, presídios super lotados superlotados e precaridade infraestrutural. (Desenvolva mais as discussões iniciais e apresente a tese)
Dos anos 90 até hoje o número de presos no Brasil cresceu mais de quatro vezes e a taxa de reincidência criminal em 2016 era de 20%,a mais baixa do mundo.Diante disso, se buscar por soluções eficientes pode-se usar como exemplo a penitenciária de HALDEN (Vírgula) na Noruega, considerada a" menina dos olhos" (Vírgula) estando em primeiro lugar como melhor sistema carcerário do mundo, onde (Reveja pronomes relativos) 80% dos criminosos (Vírgula) ou seja apenas 2 de cada 10 presos soltos voltam a cometer crimes. (Problema na construção de sentido e no desenvolvimento das discussões. Reestruture as ideias)
O sistema norueguês foca na reabilitação e não na punição e está longe da super lotação superlotação vista no Brasil,com instalações adequadas,estímulos ao trabalho e educação. (Articule mais as ideias com o problema proposto)
Sendo assim fica clara a necessidade de urgência em criar mais unidades para possibilitar a separação dos presos por perfil; associações oferecendo trabalho educação e oportunidade,um sistema de carceragem carcerário onde (Reveja pronomes relativos) há controle populacional e se respeite os direitos humanos. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem das ideias está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |