Lotação dos presídios é um dos problemas enfrentados no Brasil. Como reverter essa situação? Segundo Victor Hugo, ativista pelos direitos humanos na França, (Dois pontos) "Quem abre uma escola fecha uma prisão ", (Ponto final) Analisando este pensamento e relacionando-o com a realidade carcerária brasileira , percebe-se a necessidade de um olhar mais crítico com relação a educação e ao sistema prisional. (Discussões superficiais. Reelabore e formule a tese)
De acordo com o jornal "O Globo", 70% dos presidiários são jovens entre 18 e 29 anos com baixíssima escolaridade, isso mostra a fragilidade do ensino e o desinteresse da juventude brasileira pelos estudos e sua atração pelo mundo do crime, como forma de se obter dinheiro fácil. (Reelabore as discussões)
Torna-se evidente, (Sem vírgula) a necessidade do governo investir no Ministério da Educação, (Sem vírgula) com a finalidade de se criar mais escolas , projetos e instituições com proficionais profissionais qualificados e preparados aptos em atender esses jovens, combatendo a criminalidade e preparando-os para ingressar no mercado de trabalho, para que no futuro o Brasil tenha menos detentos. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |