O caos do sistema penitenciário - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 25/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É de geral conhecimento que a superlotação dos presídios brasileiros é algo alarmante, o número expressivo dos detentos é superior à sua capacidade real (Vírgula) tornando o local insuportável e até mesmo desumano. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Segundo dados de pesquisas, a média de idade entre os detentos em sua maioria é entre 18 a 29 anos (Vírgula) e estes não concluíram nem o Ensino Médio. O tráfico de drogas está no topo da lista dos crimes que mais geram novos encarcerados, ademais chama a atenção que grande parte desses são mulheres, algumas escolhem esse mundo pois ainda muito jovens engravidam, deixam os estudos e sozinhas acreditam ser essa a melhor alternativa para sustentarem seus filhos, porém como o crime é algo que não compensa (Vírgula) em algum momento se deparam com essa realidade e para algumas pode ser tarde demais. (Observe que a abordagem é superficial. Reestruture os argumentos apresentados)

Em 2018 (Vírgula) no momento em que vivia um caos na Segurança Pública, o Estado do Rio de Janeiro optou pela Intervenção Federal na tentativa de reduzir o número de crimes (Vírgula) porém, (Sem vírgula) neste mesmo período ocorreu o assassinato da Vereadora Marielle Franco (Vírgula) e também do motorista Anderson, casos investigados até o dia de hoje. (Reelabore as discusões. De que modo essa discussão se relaciona com o tema proposto?)

Como é sabido (Vírgula) em muitos casos, pouco tempo depois de serem liberados das prisões ex-detentos voltam a cometer crimes e rapidamente estão lotando as cadeias novamente, será que a causa disso são as leis brandas demais? (Reformule as ideias apresentadas)

Em virtude dos fatos mencionados conclui-se que faz-se necessário o investimento em uma Segurança Pública efetiva, modernização do Sistema Prisional ,leis mais severas, projetos na área da Educação em que escola e família possam trabalhar juntas com o foco da permanência das crianças e jovens nas Escolas, pois com Educação é possível reverter o número dantesco de jovens lotando as prisões brasileiras. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais desenvolvidas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200