Crise no Sistema carcerário do Brasil - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 25/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É possível afirmar que a situação carcerária no Brasil enfrenta uma grave crise. Isso se evidência não só pelas rebeliões nos presídios (Vírgula) muitas vezes com mortes amplamente divulgadas pela mídia, como também pelo número de fugas e aumento da reincidência de ex-detentos ao mundo do crime. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Primeiramente, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) destacar que as rebeliões e mortes nos presídios e instituições para menores infratores se dá na maioria das vezes devido à superlotação e as condições insalubres desses espaços. Segundo, (Sem vírgula) o portal de notícias G1 (Vírgula) a superlotação e as condições precárias nos presídios do país têm favorecido que facções criminosas recrutem cada vez mais presos (Vírgula) aumentando a violência dentro desses ambientes, o que favorece as rebeliões e as mortes nesses locais; (Ponto final) Além disso, muitas vezes os indivíduos não têm onde dormir e quando tem está infestado de insetos e roedores. Tal realidade é, portanto, inadmissível, visto que o país tem em sua Carta Magna (Vírgula) a igualdade de direitos, e ainda assim o Estado não vem sendo capaz de garantir aos detentos esses direitos com condições mínimas de saúde e bem estar. (Reestruture e delimite as discussões)

Somando-se a isso, tais condições degradantes acabam por propiciar tanto as fugas nos indultos (Vírgula) quanto a reincidência pós-cumprimento de pena ao mundo do crime. Em parte isso ocorre devido à falta de políticas públicas que reintroduzam o ex-detento ao mercado de trabalho e ao convívio em sociedade, o que o tiraria da criminalidade. De acordo com publicação do G1, o preconceito e a baixa escolaridade dificultam que indivíduos que deixaram o sistema prisional sejam introduzidos no mercado de trabalho, deixando-os à margem da sociedade e propensos à regressar a vida de crime. É inaceitável que o Governo Federal não dê suporte e amparo ao ex-detento, com adoção de medidas públicas que não visam apenas à reinserção deles ao convívio em sociedade, mas também favoreceriam a diminuição da violência em todo o país. (Reelabore e desenvolva as discussões)

Dessa forma, o sistema prisional brasileiro mostra-se caótico (Vírgula)  e para reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil, (Sem vírgula) é necessário que o Governo tome medidas urgentes. Assim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, (Sem vírgula) deve promover uma melhora na condição de vida do preso por meio da redução do número de presos por cela, com adoção de uma infraestrutura prisional melhorada de modo que permita ao  o detento trabalhar e estudar durante o cumprimento de sua pena, contribuindo para que ao sair da cadeia ele possa encontrar uma menor resistência a sua contratação. Espera-se, com isso, promover uma melhora na condição de vida prisional e reverter tanto o número de rebeliões e mortes quanto o número de evasões e regressão a criminalidade. (Reestruture as discussões e a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200