A prisão em uma nova perspectiva - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 25/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na história da humanidade, (Sem vírgula) sempre existiu um código moral e leis a serem cumpridas por todas as pessoas para que a sociedade pudesse se desenvolver em harmonia, caso contrário, tornou-se uma medida punitiva, (Sem vírgula) privar de  a liberdade as pessoas que desobedecem a essas regras. Porém, esta punição deveria ser um processo de ressocialização para reinserção desses indivíduos na sociedade, mas, (Sem vírgula) o que acontece na prática, (Sem vírgula) é apenas um aglomerado de seres humanos que vivem em condições subumanas por um determinado período, e grande parte ao sair destas prisões, (Sem vírgula) voltam a praticar os mesmos atos, é o que acontece principalmente no Brasil. (Reestruture as discussões iniciais)

A situação carcerária no Brasil acarreta vários problemas ao longo dos anos, dentre eles, (Sem vírgula) as condições desumanas em que os presos são submetidos e a superlotação das cadeias, fato este que fez o país se tornar nos últimos anos o terceiro país com mais pessoas presas, mais de 840 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos e China. O país possui vagas para apenas 400 mil detentos, ou seja, as cadeias estão abarrotadas de pessoas, em condições inadequadas de sobrevivência para todos, o que faz com que estes busquem soluções para que possam obter melhores condições, dentro mesmo da prisão. (Discussões superficiais)

A população em geral convive diariamente com ligações vindas dos presídios, feitas por próprios detentos, que querem aplicar golpes, a mídia mostra imagens de churrascos que acontecem nas cadeias, o que faz a população pensar que a vida dos presos e até melhor que a de um cidadão comum (Reelabore essa discussão). Entretanto, isso apenas revela que a criminalidade está presente em um lugar onde não deveria estar: dentro mesmo das prisões, o motivo, (Sem vírgula) é a busca por condições melhores pelos próprios presos que tentam encontrar sua própria maneira de ter uma vida melhor, mesmo sem liberdade, já que as prisões não oferecem isso. (As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas. Melhore a construção de sentido)

Portanto, torna-se necessário uma reavaliação do papel das cadeias na sociedade atual, (Sem vírgula) quanto a execução do seu papel como reabilitadora de indivíduos, pois, (Sem vírgula) a forma atual não está sendo satisfatória. É válido pensar em medidas socioeducativas e implantação de espaços para aulas dentro das prisões, trabalhos que beneficiem a sociedade em espaços públicos e reabilitem os presos para a vida em sociedade, vindas no próprio governo, e uma mudança de visão da própria população que vê um detento como alguém ruim para outras pessoas. Uma parceria entre toda a comunidade e os órgãos públicos, (Sem vírgula) é capaz de transformar o mundo em que vivemos (Evite ideia de primeira pessoa)(Reestruture e articule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200