A solução é ressocializar - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 23/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “Memórias do Cárcere”, (Sem vírgula) Graciliano Ramos conta os horrores que viveu enquanto esteve preso pela ditadura do Estado Novo. Indo da violência policial às condições insalubres, o autor denuncia uma realidade que, infelizmente, sobreviveu ao tempo e ainda se faz presente no sistema carcerário atual, dificultando, inclusive, a ressocialização dos detentos. Tendo isso em vista, o poder público precisa agir para melhorar as condições de reintrodução dos presos na sociedade.

Em primeiro plano, é fundamental analisar a situação do sistema prisional brasileiro. O país não dispõe de infraestrutura adequada para sua imensa população carcerária. Assim, os detentos são deixados em prisões superlotadas, em condições insalubres e sem a devida supervisão. Por conseguinte, as facções criminosas tomam o comando dos presídios e criam uma situação de ainda mais violência. A título de exemplo, pode-se tomar o caso da penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, que passou por momentos tensos devido a disputas entre grupos rivais. Nesse meio violento, impossibilita-se a ressocialização dos encarcerados, (Sem vírgula) que, quando libertos, seguem marginalizados e voltam a cometer crimes. (Delimite e articule mais as ideias)

Em segundo plano, é importante traçar um paralelo em relação a bons exemplos de sistemas carcerários. Entre eles, destaca-se o da Holanda. Nesse país, (Sem vírgula) as prisões inserem os detentos em oficinas profissionalizantes de acordo com suas aptidões e preferências (Vírgula) e ainda contam com trabalho psicológico para tratar as causas dos crimes cometidos, buscando entender porque os prisioneiros cometeram tais atos. Desse modo, quando libertos, eles saem preparados para superar seus problemas e se inserirem no mercado de trabalho. Como resultado, a Holanda tem um dos mais baixos índices de reincidência criminal. (O problema do Brasil precisa ser mais discutido)

Destarte, urge que o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, implemente no Brasil um sistema análogo ao holandês. Esse processo deve ser feito com o investimento em infraestrutura prisional e disponibilização de oficinas profissionalizantes (Vírgula) e acompanhamento psicológico para os detentos – buscando compreender o que os levou à criminalidade e tratando seus problemas pessoais. Ademais, eles devem ser apoiados em sua ressocialização: o Governo Federal deve fechar parcerias com empresas para que elas contratem ex-detentos. Consequentemente, a reincidência criminal seria drasticamente reduzida no país, revertendo o cenário atual do sistema prisional brasileiro. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200