No momento em que se fala sobre sistema carcerário, (Sem vírgula) é necessário admitir que - no cenário atual - importante pontuar algumas questões atuais sobre segurança pública. Nada pode ser mais urgente em vista da grave crise que se instaurou nos presídios brasileiros. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Reestruture e elabore a tese)
O primeiro ponto de atenção em relação ao problema é a superlotação das penitenciárias brasileiras. Esse não é um fenômeno recente. Ele está relacionado à política de encarceramento que ocorrem no Brasil. Em vez de uma gestão mais coerente das vagas nos presídios, o hábito cultivado é tão somente apartar o indivíduo da sociedade. (Desenvolvimento limitado)
O resultado de uma população ingressante de sistema já inchado é a possibilidade de recrutamento por parte de facções criminosas que se estabeleceram no país. A título de exemplo, podem ser citados grupos como: o comando vermelho e o Primeiro Comando da Capital, organizações criminosas que ampliam se (Problemas na construção de sentido) o poder de atuação à medida que recrutam novos internos dos presídios ao longo do território nacional. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)
A situação fica ainda mais complexa frente ao fato de que a falha no processo de ressocialização do apenado (Problemas na construção de sentido). Isso se aplica por duas razões igualmentes poderosas a oferta de "emprego" do mundo do crime e a omissão do Estado relativo a garantia de alguns direitos fundamentais do cidadão que se encontra encarcerado. Diante da falta de opções melhores, escolhe viver à margem da sociedade, pois o crime parece oferecer o que o Estado dele parece negar. (Abordagem superficial das discussões)
A solução para um problema dessa magnitude não é tão simples, depende de ações integradas do "ministério da justiça e segurança pública" e departamento penitenciário brasileiro ( DEPEN), visando a eficientes políticas de ressocializacões e garantir a incomunicabilidade dos chefes de organizações criminosas, afim de amenizar o problema persistente no Brasil. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |