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Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 21/06/2019

Status:

Corrigida
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O Filósofo M. (Primeiro nome) Foucault  idealiza em sua obra literária “Violar e Punir”, (Sem vírgula) que na idade média as punições por crimes eram dadas por suplícios, violência ao corpo. O mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) crítica esta ideologia, e com o Iluminismo, (Sem vírgula) formulou-se: Deve-se punir à  a alma e não o corpo. Hoje, o sistema prisional brasileiro é precário e superlotado. É de extrema importância mudar este panorama, pois com estes problemas  (Quais) vem junto doenças, e também há leis ativas que estimulam a lotação. É inadmissível que as cadeias não cumpram o seu papel: ressocializar. Eis o propósito de uma nação que se diz humana. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Há quem diga que regras incentivam o déficit presidiário. Neste raciocínio, ordens como a das drogas (2006) encorajam a cheia que há nesses recintos. Porque a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) prevê que cabe somente ao juiz decidir quem é usuário e traficante de entorpecentes, não há um limite exato para fazer isso. Ele, com suas subjetividades, acaba por mandar em massa pessoas para prisão, deixando os números expressivos. Existem no país, (Sem vírgula) aproximadamente 740 mil presos para pouco mais de 270 mil vagas. Por conseguinte, perto de 70% dos presidiários voltam para o crime, fazendo as cadeias escolas do crime. Nesse sentido, é de expressiva relevância rever o decreto de substâncias, só assim para amenizar a capacidade alta de indivíduos. (Reelabore as discussões apresentadas, pois as ideias estão superficiais)

Não há como negar que os presídios cheios é um problema de saúde pública. Isso acontece em função de que o Estado se afastou das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Assim, com celas lotadas, e com muitos carcereiros em uma só, a taxa de transmissão de doenças e de mortes elevou-se absurdamente. Assim, doenças como tuberculose e AIDS são as que mais circulam e matam, e também os presídios são insalubres. Por consequência, muito dos indivíduos têm 40 anos, o auge da vida economicamente ativa, é um problema para o crescimento da economia. Nesse contexto, é de exponencial dimensão enfrentar esta problemática socialmente. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

Assim sendo, é de gritante mérito seguir a crítica de Foucault, (Sem vírgula) e combater o panorama atual das penitenciárias. O Congresso Nacional deve abrir sessões para reavaliar a prescrição das substâncias, em que não estará mais na boa vontade do magistrado julgar, mas sim haverá um limite exato, com um peso “X” de entorpecentes é que vai determinar, isto diminuirá os dados altos de presos. Ele também deverá abrir outra sessão para a aprovação de orçamento, para deixar o lugar mais humano, de ressocialização com a ajuda da educação, aproximando o Estado. Deixá-lo menos insalubre e amenizar as mortes por doenças será prioridade. Só assim, as detenções serão como Foucault imaginou e promoverá o desenvolvimento. (Reestruture a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200