A relação entre educação e criminalismo - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 20/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o Iluminismo, (Sem vírgula) entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a superlotação carcerária, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não aplicado na prática (Vírgula) e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse contexto, o quadro de iniquidade perdura e reflete na nação, (Sem vírgula) devido à educação irregular que causa o aumento da criminalidade.

É indubitável que o conhecimento seja o fator principal no desenvolvimento de um país. Como o Brasil ocupa a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que os brasileiros desfrutam de um sistema público de ensino eficiente. Todavia, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nas transgressões que ocorrem no território nacional. (A discussão apresentada precisa estar mais relacionada com o tema proposto)

Ademais, cabe salientar o criminalismo como impulsionador do problema. É visível que um indivíduo com uma educação insuficiente apresentará dificuldades para entrar ou permanecer no mercado de trabalho, (Sem vírgula) devido aos avanços tecnológicos, o que pode levá-lo, futuramente, a cometer crimes, para suprir suas necessidades. Essa situação, em um Estado que adota a prisão como forma de punição, pode desencadear um aumento excessivo no número de detentos nos estabelecimentos carcerários, fato esse, (Sem vírgula) comum na realidade brasileira, que coloca vários presos em condições desumanas, muitas vezes nocivas à vida. (Delimite e articule mais as discussões)

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem construção de um mundo melhor. Sendo assim, é necessário que o governo, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), financie projetos educacionais nas escolas, (Sem vírgula) através de uma ampla divulgação midiática, (Sem vírgula) que inclua propagandas televisas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, (Sem vírgula) deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e a erradicação da criminalidade. Com isso, pode haver transformações positivas no país, pois como já defendido pelo advogado e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais articuladas com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200