Educação transforma - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 20/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No período colonial brasileiro, milhões de escravos, vindos da África, enfrentaram condições insalubres e a hiper lotação dos navios portugueses. Dessa forma, é possível relacionar a situação das embarcações portuguesas com os presídios brasileiros, em que o detento é submetido ao descaso público e a condições precárias de saneamento, assim como a superlotação e as diversas disputas entre organizações criminosas que culminam nas altas taxas de mortalidade dentro das prisões. (As discussões precisam estar mais relacionadas)

A priori, o descaso público em relação aos presídios permite que esses locais fiquem à mercê da marginalização dos direitos humanos. Uma pesquisa realizada pela Human Rights Watch mostrou que o Brasil possui um montante de presos que ultrapassam os 840 mil, todavia, a capacidade carcerária brasileira é inferior a 400 mil, mostrando que os presídios violam as garantias de dignidade do homem e que, devido ao desinteresse público em integrar os detentos na sociedade, os números de pessoas apreendidas tende a aumentar. (Discussões pertinentes, no entanto a abordagem está superficial)
 
Convém ressaltar, (Sem vírgula) que os presídios brasileiros tornaram-se locais insalubres e possuidores de altas taxas de mortalidade. Em todo o Brasil diversos casos de revoltas carcerárias ocorrem, como a de Manaus, e culminam na morte de dezenas de pessoas. Os massacres ocorridos nas penitenciárias devem-se são resultantes, principalmente, das rivalidades entre facções criminosas, que dividem as prisões entre aliados e inimigos. Além disso, a ausência de saneamento básico adequado e o superlotamento possibilitam a proliferação de diversas doenças e, consequentemente, o aumento de mortos. (Abordagem superficial das discussões. Articule as ideias)

Assim sendo, o cenário carcerário no Brasil é problemático devido, principalmente, a violência interna e as condições impostas aos presidiários. Para apaziguar essa problemática, torna-se necessário o apoio da população e a ação do Ministério Público em diminuir as altas taxas de mortalidade e melhorar as condições de inchaço populacional nas prisões, por meio da criação de programas destinados à educação e a integração do detento na sociedade, além de investimentos na manutenção dos presídios. Dessa maneira, será possível observar a diminuição da criminalidade no país e, analogamente, o decréscimo do montante de presos, além da humanização e o investimento intelectual e cultural do presidiário. (Desenvolva e articule mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200