Algemas ou Livros - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 20/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como se sabe através dos meios de comunicação a situação carcerária no Brasil é trágica (Melhore a construção de sentido), o elevado número de presos ocupando celas precárias prejudica e afeta não apenas os presidiários (Vírgula)  como a própria vigilância do local, fazendo com que seja possível a passagem de celulares, drogas e armas. Os principais problemas na atual situação carcerária do Brasil não são apenas os objetos transportados clandestinamente aos presídios e à  a superlotação, mas também às  as guerras entre facções que acarreta na morte de presos e na revolta de familiares dos presidiários com o sistema carcerário. (Reelabore a discussão e apresente a tese)

A superlotação é causada pela falta de oportunidade das classes mais baixas da sociedade sem a devida orientação, sem acesso aos estudos e com a criminalidade a sua volta, a maioria se rende e se torna parte do mundo do crime, alguns cidadãos resistentes prevalecem com seus sonhos mesmo com tiroteios a sua volta e com medo do que está por vir. (Desenvolvimento superficial das discussões)

O que faz com que o transporte de objetos seja feito em grande proporção não é apenas dificuldade de vigilância causada pela superlotação, mas os funcionários que deveriam promover a segurança dos cidadãos independente da situação, acobertando a passagem desses objetos pelos presídios em troca de propina (Discussão superficial. Reformule essa ideia). A passagem de drogas para os presídios não são  é apenas para o uso, mas também um modo de transportar a mercadoria para outros presos e facções. Com a passagem de meios de comunicação, os presos por sua vez usam os objetos para fazer ligações anônimas à população, se passando por entes queridos em situações diversas, pedindo para que os ouvintes façam depósitos em suas contas bancárias, com base nisso, os idosos são os mais afetados pelas ligações, por confiar plenamente no que se é ouvido do outro lado da linha telefônica. Além disso, os celulares são utilizados pelos presos para manter contato com seus superiores e dar ordens às facções. Devido ao carregamento clandestino de armas, se perde o controle dos presos, podendo esse grupo dominar o local e matar não apenas policias (Vírgula) tal como outros presos de facções inimigas. (Problemas na construção de sentido e abordagem superficial do tema proposto. Reformule)

A sociedade e a economia do país são fatores que influenciam os cidadãos que nela convivem, no Brasil com a economia instável e a sociedade desconstruída onde  (Reveja pronomes relativos) ninguém respeita seu próximo, onde diversas culturas, religiões e opiniões entram em abstinência, era de se esperar que a população fosse violenta, não só nos presídios (Vírgula) como também nas ruas e casas, os presídios são apenas uma representação da sociedade como Clara Grisot (Vírgula) cofundadora da associação francesa Prison Insider (Vírgula) afirma “o que acontece dentro das prisões onde há muita violência, com o Brasil, é a exacerbação do que ocorre nas ruas”. Sociedade essa que priva não somente jovens e crianças (Vírgula) como também adultos, não oferecendo desde cedo à  a devida orientação, o acesso à educação, além disso, o desemprego e o preconceito cultural do país que priva não só oportunidades, mas vidas. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture as ideias apresentadas. Melhore a construção de sentido)

Esses danos poderiam ser evitados se ao invés da instalação de presídios fosse construídas escolas, e nessas escolas os alunos pudessem ter a melhor aprendizagem possível (Vírgula) e também para os presidiários com bons comportamentos se assim desejassem voltassem aos estudos e cursos no tempo em que estivessem cumprindo sua pena (Vírgula) assim ficando ocupados e tendo uma oportunidade apesar do resenho das pessoas (Problemas na construção de sentido).Temos (Evite ideia de primeira pessoa) o dever de mudar esse costume de julgar a pessoa pela aparências que prevalece e acaba com tantas oportunidades e vidas, através de palestras e exemplo de autoridades que tenham influência sobre a população poderíamos (Evite ideia de primeira pessoa) assim mudar a sociedade Ponto final Além disso, deveríamos (Evite ideia de primeira pessoa) oferecer oportunidades para os cidadãos que passaram pelas prisões, pois eles tiveram seus motivos e um deles foi à falta de oportunidade então por que não outra chance para recomeçar? (Problemas na construção de sentido. Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, refomule as ideias apresentadas e desenvolva de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200