Com 726 mil presos, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Cerca de 40% são presos provisórios (sem condenação judicial), 64% são negros, e mais da metade são jovens de 18 a 29 anos (dados divulgados pelo Departamento penintenciário nacional). Como poderemos (Evite ideia de primeira pessoa) reverter este cenário tão alarmante no qual o Brasil se encontra? (Reestruture as discussões e apresente a tese)
A criminalidade juntamente com a violência tem crescido sem prescendentes. Segundo o Infopen, a correta aplicação dos recursos financeiros, tanto da união quanto dos estados para o sistema prisional, não tem sido efetivo para que esse criminosos venham a ser "humanizado". (Desenvolvimento limitado)
Porém (Vírgula) segundo o direitor-geral, o Depen está investindo em políticas públicas que qualifiquem a porta de entrada, de saída e as vagas do sistema, de forma a propiciar um "ambiente prisional mais humano", entretanto é preciso um rigor maior no quisito da "humanização" desses presos. (Abordagem superficial do tema)
Sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que há um longo caminho a percorrer, e que a quantidade de presos que constituem o sistema prisional só irão irá reduzir quando houver intervenção por meio da educação, pois como dizia o poeta Castro Alves:"Bendito é o que semeia, semeia livros a mão cheia". (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |