Nos últimos anos dobrou a população carcerária no Brasil, sendo o terceiro país com mais presos (Vírgula) ultrapassando o limite nas penitenciárias, ocorrendo então a superlotação com mais de 840 mil presos. (As discussões inciais estão superficiais. Reelabore e apresente a tese)
De acordo com a Lei de Execução Penal (Vírgula) a assistência ao preso é dever do Estado, para prevenir o crime e orientar o retorno à a convivência em sociedade. Diante do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN) (Vírgula) mais da metade da população são jovens de 18 a 29 anos, os dados revelam que 95% dos presos são homens e 5% mulheres (Vírgula) e 89% não tem Educação Básica completa. Contudo no país as taxas mais elevadas de acordo com a população, (Sem vírgula) seria no Mato Grosso do Sul e no Acre. Com a superlotação ocorre então sérios problemas, além de crimes, brigas, doenças transmitidas, torna-se um ambiente de difícil convivência, ocasionando várias mortes e com tudo isso familiares dos penitenciários também sofrem por um familiar que está preso, por várias vezes esse não ter direitos e ainda em alguns casos passar por situações completamente desumanas. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial)
Conforme essa situação (Vírgula) uma das saídas seria o Estado ofertar serviços, ações, dando oportunidades aos presidiários de voltar à sociedade e a convivência. Outra saída seria uma educação nas penitenciárias abrangendo mais saberes sociais, envolvendo a esperança, ética, com conversas no coletivo, com tudo isso estaria ajudando o próximo a voltar à vida. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |