Da Situação à Solução - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 18/06/2019

Status:

Corrigida
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Nos últimos anos dobrou a população carcerária no Brasil, sendo o terceiro país com mais presos (Vírgula) ultrapassando o limite nas penitenciárias, ocorrendo então a superlotação com mais de 840 mil presos. (As discussões inciais estão superficiais. Reelabore e apresente a tese)

De acordo com a Lei de Execução Penal (Vírgula) a assistência ao preso é dever do Estado, para prevenir o crime e orientar o retorno à  a convivência em sociedade. Diante do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (INFOPEN) (Vírgula) mais da metade da população são jovens de 18 a 29 anos, os dados revelam que 95% dos presos são homens e 5% mulheres (Vírgula) e 89% não tem Educação Básica completa. Contudo no país as taxas mais elevadas de acordo com a população, (Sem vírgula) seria no Mato Grosso do Sul e no Acre. Com a superlotação ocorre então sérios problemas, além de crimes, brigas, doenças transmitidas, torna-se um ambiente de difícil convivência, ocasionando várias mortes e com tudo isso familiares dos penitenciários também sofrem por um familiar que está preso, por várias vezes esse não ter direitos e ainda em alguns casos passar por situações completamente desumanas. (Reelabore as discussões. Abordagem superficial)
 
Conforme essa situação (Vírgula) uma das saídas seria o Estado ofertar serviços, ações, dando oportunidades aos presidiários de voltar à sociedade e a convivência. Outra saída seria uma educação nas penitenciárias abrangendo mais saberes sociais, envolvendo a esperança, ética, com conversas no coletivo, com tudo isso estaria ajudando o próximo a voltar à vida. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200