- Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 18/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Superlotação, péssimas condições de higiene, homicídios, falta de água, de acesso à assistência judiciária, à educação, à saúde e ao trabalho são algumas das consequências que retratam a atual situação carcerária do Brasil, hoje o país com o terceiro maior número de pessoas encarceradas no mundo (Reestruture essa ideia). Diante desse quadro, torna-se clara a negligência do Estado e a indiferença da sociedade no que tange à a necessidade de assegurar ao preso uma vida digna. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeiro plano, cabe ressaltar o descuido do Estado como um dos principais motivadores da situação precária dos presídios do país. Tal fato se reflete na falta de investimentos na gestão administrativa e na falta de infraestrutura adequada para albergar todos os detentos. De acordo com o G1 - portal de notícias da Globo - as prisões estão quase 70% acima da capacidade. Logo, é substancial a alteração desse cenário que traz efeitos negativos como, por exemplo, a violência e o crime organizado. (Ideias pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas)

Atrelada à negligência do Estado, a indiferença da sociedade também é responsável pela crise no sistema prisional. Isto, (Sem vírgula)  porque a falta de conscientização do grave problema penitenciário gera desconfiança e preconceito com a população carcerária. Portanto, quando o sujeito sai da prisão, mesmo cumprido a pena, ele muitas vezes não é aceito pela comunidade e muito menos pelo mercado de trabalho. De modo que, (Sem vírgula) dificulta a ressocialização dos reclusos e aumenta os índices de reincidência. (Abordagem superficial das discussões)

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Estado dê maior observância para a efetiva aplicação da Lei de Execucão Penal que trata das garantias assistenciais do preso, isto por meio de fiscalizações nas unidades prisionais. Além disso, também é necessário um maior investimento na ressocialização do presidiário, principalmente no egresso, mediante programas educacionais, esportivos e de lazer. A partir dessas ações, (Sem vírgula) espera-se promover uma melhora nas condições de vida desse grupo e reverter a atual situação carcerária do Brasil. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém algumas precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200