A problemática da população carcerária no brasil e a ordem social - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 18/06/2019

Status:

Corrigida
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A problemática da população carcerária no Brasil se dá pela superlotação do sistema carcerário e sobretudo pela falta de presídios, em razão disso, (Sem vírgula) tem-se as conhecidas rebeliões responsáveis por centenas de mortes dentro do sistema carcerário, criando assim, (Sem vírgula) uma situação quase que irreversível aos olhos da sociedade e um problema desafiador para o Estado enfrentar.  (Evite períodos longos. Reestruture as discussões iniciais e elabore a tese)

Vale ressaltar antes de tudo, (Sem vírgula) que a população carcerária é formada por indivíduos que infligiram a lei num determinado momento de suas vidas, o que consequentemente os levou a estar aonde  onde estão, isto é, na cadeia. Entretanto, sabe-se que assim como qualquer outro ser humano, (Sem vírgula) a população carcerária é possuinte  possuidora de direitos fundamentais que não podem ser violados por uma perspectiva ou julgamento moral de seus atos. A falta de atenção devida do Estado para com essa pequena parte da sociedade, (Sem vírgula) tem sido responsável pelas barbáries que hoje se vê noticiadas nos meios de comunicação. (A abordagem está superficial. Reestruture as discussões)

Um sistema carcerário que funciona de forma devida, (Sem vírgula) contribui para a ordem social e o bem comum, tendo em vista que enquanto esses sujeitos marginalizados são devidamente tratados dentro de um sistema carcerário que funciona de forma eficiente, menos risco de fuga (Vírgula).rebeliões, e até mesmo de coligação com o tráfico e formação de ''tribunais do crime'' dentro das prisões , será representado para o Estado (Melhore a construção de sentido), o que vislumbrado na sociedade atual, (Sem vírgula) resultaria numa ínfima ou quase inexistente preocupação dos cidadãos de bem em verem, por exemplo, correndo nas ruas um sujeito que outrora preso, (Sem vírgula) escapou da prisão. (Problemas na construção de sentido. Além disso, a abordagem está superficial.Reestruture)

Portanto, pode-se concluir (Redundância) que não é eficaz apenas prender alguém enquanto o sistema carcerário sofre de diversas deficiências internas, o que não significa dizer que não se deve prender, mas sim que se deve rever a funcionalidade do sistema carcerário num país onde  (Reveja pronomes relativos) uma cela que tem a capacidade de abrigar 20, tem abrigado 40/50, num país onde  (Reveja pronomes relativos) rebeliões ceifam a vida de centenas de pessoas não somente dentre os detentos, mas de carcereiros e policias que atuam dentro dos presídios. A ordem social está sujeita á violações quando a funcionalidade de um sistema responsável pelo afastamento de marginais da sociedade, (Sem vírgula) está pairando completamente alheio do que deveria ser. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões propostas precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois o texto apresenta uma abordagem superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200