A população carcerária brasileira tem crescido exponencialmente, as penitenciárias brasileiras são caracterizadas por serem locais insalubres e violarem os direitos humanos, sendo vez ou outra cenários de conflitos e mortes. Devido as suas péssimas condições estruturais, o atual cenário da situação carcerária do Brasil é alarmante, necessitando de mudanças. Logo, devem ser realizadas melhorias nas casa de detenção e um abrangente acesso à educação (Especialmente) especialmente aos indivíduos desde a infância. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)
Em primeiro lugar, cabe-se cabe analisar a situação estrutural das casas de detenção do Brasil. As brigas entre facções criminosas são recorrentes nos presídios brasileiros (Vírgula) já que são favorecidas pela superlotação das celas (Vírgula) propiciando o crescimento das facções (Reestruture essa ideia). Uma vez que, (Sem vírgula) não há funcionários suficientes nem condições mínimas para manter os presos, os detentos passam a criar lideranças e a se autogerenciar (Reestruture essa discussão). Prova disso, (Semvírgula) foram os massacres nos presídios em Manaus, cuja uma rebelião entre facções matou(Vírgula) em Maio (Vírgula) 55 presidiários. Diante disso, é urgente a realização de melhorias estruturais nas penitenciárias e construções de presídios para a transferência de presos, descongestionando as celas. No entanto, essas são medidas paliativas, (Sem vírgula) para a mudança do atual cenário é fundamental o investimento na educação. (Abordagem superficial das discussões)
Outrossim, o acesso da à educação desde a infância é primordial. Segundo o matemático grego Pitágoras, ao se educarem as crianças não será necessário castigar os homens. De fato, para a reversão da atual situação carcerária deve-se investir na educação em detrimento de penas mais severas, pois punições mais severas não se mostram eficientes frente ao grande aumento de criminosos presos. Assim, aquele que tem acesso a um ensino de qualidade hoje será um cidadão consciente amanhã e com menos chances de recorrer ao crime, pois investir num melhor acesso à educação, principalmente em locais como favelas e subúrbios, apresenta oportunidades de crescimento e novas perspectivas de vida para o indivíduo. (Reformule a discussão apresentada)
É preciso, portanto, reverter o atual cenário do cárcere brasileiro não só por tomar medidas a curto prazo, mas também realizando medidas a longo prazo. Nesse sentido, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), (Sem vírgula) deve realizar reformas nas penitenciárias, evitando lotações e condições insalubres, com vistorias periódicas para que os direitos humanos não sejam violados. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com as ONGs (Desenvolva a sigla), deve oferecer mais acesso à educação nas favelas e subúrbios através de cursos de informática gratuitos e oficinas de música, teatro ou idiomas, dificultando a criminalidade como uma opção. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas são superficiais, portanto precisam ser reelaboradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |