A crise - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 17/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal Dos Direitos Humanos-promulgada pelas Organização das Nações Unidas em 1948-garante a todo indivíduo o direito à segurança e ao bem-estar. No entanto, a atual situação do sistema carcerário brasileiro, seja pela superlotação, seja pelo domínio dos presídios por facções criminosas, vai em oposição a esses direitos. Logo, urge que medidas sejam impostas para atenuar esse revés.

Em primeira análise, cabe pontuar que a superlotação dos presídios é um dos principais causadores dessa problemática. Conforme dados do Estadão, jornal brasileiro, a população carcerária cresceu, entre 2002-2014, mais de 66% no Brasil. Nessa lógica, é indubitável o papel da superlotação das cadeias brasileiras nessa situação, visto que favorece a ocorrência de brigas, mas também a falta de condições dignas de vida para os detentos, haja vista que as estruturas dos presídios não estão adaptadas para tantos presos. Dessa forma, é necessário que medidas sejam postas em prática para mitigar esse quadro. (As discussões são pertinentes, no entanto a abordagem está superficial)

Além disso, é importante destacar o papel do domínio dos presídios por facções criminosas nessa situação. De acordo como  com o O Globo, jornal de alcance nacional, muitos estados, como o Ceará, apresentam seus presídios controlados por facções, por exemplo, o Comando Vermelho. Nessa perspectiva, é inexorável que o controle de presídios é um dos principais causadores da crise no sistema penitenciário, uma vez que as cadeias brasileiras tornaram-se "quartéis do crime", onde as facções controlam o tráfico de drogas, o convívio entre presos e a vida dentro e foram dos presídios. Portanto, ações devem ser realizadas para reverter esse quadro. (Abordagem superficial. Delimite e articule mais as ideias)

É evidente, dessa forma, que medidas devem ser colocadas em ação para combater a atual situação carcerária brasileira. Sendo assim, o Exército, em parceria com ONGs (Desenvolva a sigla), deve combater o domínio dos presídios pelas facções, por meio da transferência de traficantes para presídios de segurança máxima e separação de membros de grupos criminosos, mas também realizar grupos de socialização, por meio de palestras e debates, a fim de combater a superlotação e o uso de presídios como "quartéis do crime". E, dessa forma. os direitos garantidos pelas Nações Unidas sejam postas em prática no Brasil. (Proposta de intervenção superficial. Reelabore)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200