O Brasil têm tem aproximadamente 622 mil presos atualmente (Vírgula) e é o sistema possui menos de 400 mil vagas, com isso gerando um dos principais problemas carcerários, a super lotação superlotçõ, outro ponto e é a reincidência dos presos no país. (Melhore a construção de sentido. Reelabore as discussões e apresente a tese)
Quando falamos (Evite esse tipo de construção) em sistema carcerário a primeira coisa que vem a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) mente e a super lotação, o Brasil têm a 4° maior população carcerária do mundo, e segundo o ministério da justiça o país tem 622 mil detentos, mas apenas 371 mil vagas (Vírgula) gerando um desequilíbrio em relação ao número de detentos e o de vagas, segundo uma pesquisa realizada pela BBC (Vírgula) a cada mês, penitenciárias de todo o país recebem 3 mil novos presos. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões)
Outro ponto importante é a reincidência (Vírgula) um problema global (Vírgula) mas no Brasil têm tem dimensões muito maiores, 70% dos que deixam a prisão acabam comentando crimes novamente. (Não compreende a estrutura do texto)
Esses são alguns do vários exemplos que podemos (Evite esse tipo de construção) citar , a super lotação tem duas saídas: a construção de novas penitenciárias ou o investimento no ramo como o da educação para diminuir a população carcerária (Vírgula) levando em consideração que a maior parte dos presos não tiveram acesso a uma educação de qualidade, a reincidência poderia ser evitada se fossem adotados novos métodos de reintegração social baseado na teoria da aprendizagem social . (Problemas na construção de sentido. Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, visto que a abordagem das ideias está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |