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Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 15/06/2019

Status:

Corrigida
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A série americana “Orange Is The New Black’’ é caracterizada por retratar e satirizar todos os problemas vivenciados em prisões pelo mundo. Dentre múltiplos temas, o seriado aborda os problemas de superlotação, falta de higiene, tratamento igualitário em presídios masculinos e femininos, na opinião e no comportamento dos personagens. Fora da ficção, os efeitos da crise do sistema não são diferentes dos da trama e podem comprometer a vida do ser humano. Assim, torna-se conveniente o debate acerca do comportamento atual dos presidiários pelo conjunto carcerário atual. (Boa introdução)

Primeiramente, é notável que a quantidade de presos é muito maior do que a capacidade que cada estado possui. De acordo com a Human Rights Watch (Vírgula) em 2018 o Brasil com estimulados 840 mil presos passa a ficar atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A falta de recursos do estado incapacita a melhoria e criação de novos presídios, o sistema atual proporciona que a cadeia seja uma conjuntura sem estrutura, devolvendo o ex-presidiário na maioria das vezes pior do que entrou. Dessa forma a falta de recursos interfere de forma direta nas relações socioeconômicas para recuperação detentos. (As discussões são pertinentes, porém a abordagem está superficial)

Em segundo lugar, o ser humano perde seu direito básico a segurança em relação a outros detentos e de oportunidades para recuperação. Conforme o livro “Vigiar e Punir: O nascimento da prisão”, do pensador francês e um dos criadores do Grupo de Informações sobre as Prisões (Vírgula) o filósofo Michel Foucault, é possível entender o que ocorre no comportamento dos detentos nos presídios. Tal preceito considera como importantes para as boas condições de uma unidade penal a oferta de educação e trabalho, a garantia de pessoal especializado e com capacidades técnicas e morais para trabalhar com os detentos, o acompanhamento do egresso até sua total recuperação, a transformação do comportamento dos presos e a modificação das penas de acordo com a conduta. Evidencia-se, portanto, um falso caminho favorável criado para recuperação desses presidiários. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Desse modo fica a cargo do Congresso Nacional (Vírgula) juntamente com deputados estaduais e governadores (Vírgula) reformularem o sistema carcerário mediantes  mediante empresas especializadas que proporcionem aos presidiários qualificações profissionais, concebendo que com o dinheiro possam ajudar suas famílias aqui fora e comprar seus materiais necessários para uma boa sobrevivência lá dentro, e com a saída teriam capacitação para continuar ingressados no mercado de trabalho (Vírgula) aumentando em grandes chances a mudança de vida com novas oportunidades, as empresas que se disponibilizassem a ajudar nessa recuperação e empregabilidade pós prisão ganhariam cotas de propagadas gratuitas doadas pelo governo federal (Vírgula) como também diminuição no valor dos impostos cobrados pelo governo. Feito isso, não viveremos (Evite ideia de primeira pessoa) em um Brasil análogo ao retratado na série. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto a abordagem está superficial. Reelabore e delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200