Negligência governamental a respeito dos presídios brasileiros: - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 15/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não é novidade que a situação carcerária do Brasil é de calamidade pública; são prisões precárias e superlotadas, o que resulta em revoltas, fugas e até mesmo processos judiciais, (Sem vírgula) que acabam soltando detentos com a justificativa de violação dos direitos humanos. (Desenvolva mais as discussões iniciais e apresente a tese)

De acordo com a ONG Human Rights Watch, o país em 2018 possuía mais de 840 mil presos, sendo que o sistema carcerário nacional detém menos de 400 mil vagas disponíveis. Dentre os principais motivos que corroboram para a problemática está a deficiência do ensino, bem como a desigualdade social e o preconceito. (As discussões precisam estar mais relacionadas. Reformule)

Todavia esta circunstância pode ser revertida, como é o caso do estado de Santa Catarina, que promove a reabilitação do recluso. Com o auxílio de empresas instaladas dentro de penitenciárias, (Sem vírgula) os condenados trabalham e, em troca, recebem um salário juntamente com a diminuição da pena. Através desta iniciativa, (Sem vírgula) os reclusos dificilmente voltam à vida do crime e, consequentemente, ainda aprendem uma profissão. (Abordagem superficial das discussões)

Diante da condição apresentada, o Estado deve intervir por meio de investimentos nas penitenciárias, como também construir mais presídios, a fim de evitar a superlotação. Ademais, podem-se criar iniciativas de contratação de ex-presidiários para trabalharem e contribuírem com a sociedade, inclusive promovendo palestras e propagandas para que a comunidade ajude na reeducação dos prisioneiros. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas para garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200