- Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 15/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É explicito que o sistema prisional brasileiro, desde 1993, quando a facção denominada PCC – Primeiro Comando da Capital foi criada, demonstra sinais de ineficácia. Todavia, constitucionalmente convém ao poder público gerir os presídios, de modo que os apenados cumpram sua pena, bem como evitem as chacinas resultantes das guerras entre facções. (Explore mais as discussões iniciais)

Visto que as rebeliões nos presídios, em sua maioria, não têm como causa às  as condições insalubres deles, mas, (Sem vírgula) da disputa pelo controle de facções. Consequentemente esses massacres têm o potencial de refletir “extra-muros”, (Sem vírgula) sob a forma de ataques ao poder público e a sociedade. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)

Por outro lado, quando é mencionado acerca das melhores condições nos presídios, boa parte da sociedade refuta tal posicionamento. Porque entendem que há inversão de valores, quando o infrator, que deve sofrer para pagar sua pena, é privilegiado pelo Estado em detrimento da vítima dele. (Melhore a construção de sentido. Reformule as discussões apresentadas)

No entanto, exemplos de países, (Sem vírgula) que terceirizaram a administração dos presídios com a inciativa privada, (Sem vírgula) demonstram a possibilidade de reverter o atual cenário no Brasil. Aliás, a vantagem da Parceria Público Privada – PPP, é a de que restando provado indícios de crime do ente delegado, o culpado poderá de imediato ser afastado, em contrapartida fosse um servidor público estável, o qual responde nas três esferas, quais sejam: civil, penal e administrativamente, logo, o processo perduraria por mais tempo. (Reformule as discussões apresentadas)

O poder público, portanto, respeitando a dignidade da pessoa humana, pressupostos dos Direitos Humanos, deve por meio de parcerias público privadas, (Sem vírgula) implementar ações de gestão administrativas, (Sem vírgula) com o objetivo de neutralizar condições férteis para o cometimento de crimes dentro dos presídios. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do texto, pois isso evitará um desenvolvimento superficial das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200