A humanização dos detentos numa perspectiva de reciprocidade criminal - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 13/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra cinematográfica “Gamer”, (Sem vírgula) o protagonista é um detento que é obrigado a participar de jogos de morte em busca da liberdade, nesse mundo de ficção os presos são usados para o entretenimento da população. Com isso, é possível associar tal obra de cunho ficcional com a realidade, em que, muitas vezes, as pessoas desejam visualizar o sofrimento desse grupo de indivíduos. Dessa forma, o maior empecilho, para um desenvolvimento mais humano dos encarcerados e da mudança da visão carcerária, é a mentalidade de grande parte da sociedade.

Em primeiro lugar, nota-se que a noção deturpada de justiça é basicamente na lei de talião “Olho por olho, dente por dente”. Esse ideal é bastante aceito pela população, uma vez que compartilham a ideia de que os detentos devem sofrer por seus crimes ao invés de serem reeducados. A esse respeito, a primeira Lei da Dinâmica, formulada pelo físico Isaac Newton, trata do aspecto da inércia e que caso não exista uma força que atue sobre um objeto, ele tende a permanecer em movimento. Por conseguinte, para buscar fragilizar ou até mesmo romper esse estado de fluxo citado, é preciso combater a ideologia de reciprocidade criminal presente na mente de um grande número de pessoas. (Delimite as discussões. Articule mais as ideias apresentadas)

De outra parte, é necessário apontar que os presos, apesar de terem infringido a lei para estarem em estado de cárcere, são como todo o resto da população (Vírgula) e que por isso merecem um desenvolvimento mais humano. Princípio semelhante se observa na ideologia de Martin Luther King, em que uma das coisas  (?) mais importantes da não violência é buscar transformar o indivíduo. Essa relação mencionada, de procurar mudar o indivíduo, demonstra o lado da evolução da consciência das pessoas, buscar atos violentos só tendem a gerar outros, constituindo, assim, um ciclo sem fim de violência. (Reestruture e articule mais as discussões apresentadas)

Portanto, o Ministério da Educação, órgão regulador da sociedade, deve em parceria com a mídia, grande propagadora de informação e principal veículo formador de opinião, abordar a questão da justiça e do desenvolvimento humano dos detentos, com o propósito de combater o ideal da lei de talião e favorecer uma evolução da mentalidade da população. Essa ação pode ser realizada por meio de cartilhas, comerciais, anúncios entre outras estratégias que tragam em sua programação propagandas referentes ao assunto e busquem revelar os danos que essa ideologia de reciprocidade criminal ocasiona na sociedade. Assim, poder-se-á atenuar o cenário da atual situação carcerária do Brasil e evitar que o filme “Gamer” deixe de ser ficção e se torne realidade. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200