Educação X Criminalidade - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 12/06/2019

Status:

Corrigida
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No Brasil podemos (Evite ideia de primeira pessoa) observar que a educação não é tratada com tanta importância quanto deveria. As escolas públicas não possuem um ensino necessário nem para se fazer um vestibular, além de muitas não possuírem uma estrutura boa para os alunos. Com isso concluímos (Evite primeira pessoa) que uma parcela da taxa de criminalidade no país é culpa da falta de educação. Pessoas que não têm condições de arcar com uma escola ou universidade particular acabam não conseguindo bons empregos e podem tomar atitudes erradas em suas vidas como, por exemplo, roubos ou até latrocínios. Claro que nem (Evite esse tipo de construção) todas as pessoas que estão presas cometeram crimes só pelo fato de não terem tido uma boa educação escolar, porém uma boa parcela desses presidiários tiveram esse fator como um impulso. (Observe que essa é uma discussão secundária. Reformule as ideias apresentadas e elabore a tese)

Com as superlotações nos presídios é difícil não ocorrer nenhuma confusão. E quando o presidiário consegue a liberdade ele se vê sem saída, principalmente pelas empresas não quererem contratar um ex-presidiário, o que o faz tomar novamente atitudes drásticas. A população também não ajuda o presidiário a se reestabelecer (Vírgula) o que torna o processo ainda mais complicado. Em alguns casos até a própria família se afasta. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias)

O que deveria ser feito para diminuir esse problema é investir mais na educação, tanto na dos estudantes quanto na dos presidiários. Com uma boa estrutura escolar o indivíduo tem maiores chances de conseguir uma boa colocação profissional, o que automaticamente o mantém mais distante de problemas criminais. A inclusão de presos no mercado de trabalho deve ser incentivada por toda a sociedade (Vírgula) a fim de facilitar sua chance de um recomeço com dignidade, mas fundamentalmente necessário para reduzir esse problema é trabalhar a empatia e o respeito ao próximo. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200