É notório o aumento e a prevalência da criminalidade no Brasil, com isto, a superlotação nos presídios vem aumentando e causando problemas no sistema carcerário. Será que construir novos presídios para reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil, (Sem vírgula) de fato resolveria o problema ou estaria aumentando- o? Será que outras medidas seriam mais cabíveis? (Reelabore as discussões iniciais. Delimite e articule as ideias que serão retomadas ao longo do texto)
Assim como dito pelo filosofo René Descartes (Dois pontos) “Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis”, pois bem (Evite esse tipo de construção), a construção de novas unidades prisionais não eliminaria o problema, pois o número de presos não para de crescer. Além de que, de certa forma, estaríamos (Evite ideia de primeira pessoa) alimentando à a criminalidade, logo que nos (Evite ideia de primeira pessoa) preparando para receber mais presos, estamos (Evite ideia de primeira pessoa) esperando por mais crimes. (Discussões superficiais. Reestruture)
Não basta só os policiais prenderem os indivíduos, se faz necessários os julgamentos dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) e suas devidas condenações, pois as prisões preventivas contribuem para a superlotação. O monitoramento eletrônico é uma alternativa para diminuir o número de presos, além de que iríamos (Evite ideia de primeira pessoa) diminuir os custos. Pois enquanto um preso (Vírgula) em média (Vírgula) custa dois mil reais, um preso monitorado custa duzentos e trinta reais, segundo Pedro Eurico, secretário de justiça e direitos humanos de Pernambuco. (As ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas)
Tendo em vista os aspectos apresentados, a superlotação acontece devido ao conjunto de fatores (Quais?). Não devemos (Evite ideia de primeira pessoa) investir em presídios, e sim em medidas para diminuir o número de crimes, que consequentemente geram mais presos. No entanto (Vírgula) para amenizar esta superlotação, é preciso realizar os julgamentos com mais agilidade, para desafogar o sistema, além do uso do monitoramento eletrônico, que diminuiria a quantidade de presos em celas. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, porém estão pouco articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |