Sistema carcerário brasileiro, qual a raiz desse problema? - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 11/06/2019

Status:

Corrigida
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No Brasil atual, o sistema carcerário encontra- se como um dos principais problemas a serem enfrentados no país, tendo em vista que essa situação é reflexo da sociedade desigual e excludente em que vivemos (Evite ideia de primeira pessoa), sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) que, (Sem vírgula) os indivíduos em detenção se encontram a margem da sociedade antes mesmo de cometerem seus crimes. (Reelabore as discussões que serão retomadas ao longo do texto e apresente a tese)

Em primeiro lugar, devemos (Sem primeira pessoa) evidenciar a situação desumana em que os detentos são submetidos, com uma superlotação nas celas, infraestrutura e higiene precária, onde (Reveja pronomes relativos) o governo não é protagonista e as facções criminosas encontram lacunas para agir. Desse modo, torna- se inviável a ressocialização dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) que, quando colocados em liberdade, não se vê outra alternativa a não ser o trabalho informar ou cometer delitos novamente. (Abordagem superficial das discussões)

De acordo com Immanuel Kant, (Dois pontos) "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", partindo dessa citação, é de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) conhecimento que, desde a infância, esses presos sofrem questões de vulnerabilidade. (Vírgula) onde  (Reveja pronomes relativos) não existem oportunidades de educação, cultura e cidadania, direitos básicos que oferecem aos indivíduos (Vírgula) uma boa convivência social ou até mesmo ser inserido no mercado de trabalho futuramente, portanto, utilizando o crime como solução para suas necessidades. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discussões)

Sendo assim, medidas devem ser implantadas para reverter o falho sistema carcerário no Brasil. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar a infraestrutura dos presídios, como também promover ações voltadas a integração desses indivíduos à sociedade, como programas de qualificação profissional. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com ONGS ONGs (Desenvolva a sigla), devem oferecer projetos culturais e educacionais para as camadas mais pobres logo na infância, eliminando assim a raiz do problema. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


Reestruture e desenvolva mais as discussões para evitar uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200