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Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 10/06/2019

Status:

Corrigida
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Durante a Segunda Guerra Mundial Hitler mandou construir diversos campos de concentração para tentar controlar a quantidade de judeus no país, o acúmulo de pessoas foi tão grande que acabou gerando a morte de milhares dos que ali se encontravam por viver em condições precárias e desumanas. Hodiernamente, a situação carcerária no Brasil com a superlotação de celas tem em vista vários problemas recorrentes, incluindo a falta de infraestrutura para com os detentos (Vírgula) originando: fugas, mortes por condições escassas e doenças. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reformule as ideias do parágrafo de introduão)

Em primeiro lugar, convém ressaltar o erro do Judiciário e da sociedade ao levar o assunto para o escanteio. As deficiências são gritantes no sistema carcerário em que, como exemplo, uma cela que serve para comportar 10 presidiários são comportados 25, totalmente inumano. Na realidade em que se vive numa proliferação de doenças contamináveis e muitas vezes de risco, igual em 1945, um retrocesso as condições de vida da Segunda Guerra Mundial. (Reelabore as discussões apresentadas)

Outrossim, a sociedade (Vírgula) por ter firme a ideia de que a justiça esteja sendo feita (Sem vírgula) acaba esquecendo de que uma “disciplina” (Vírgula) desse modo dificilmente irá causar arrependimento, mas sim, (Sem vírgula) um derivado de coisas ruins, pois, (Sem vírgula) as más influencias são maiores lá e a perspectiva de uma luz no fim do túnel é quase nula (Reformule essa discussão). Um bom espelho disso é a Noruega em que investem na educação presidiária, no artesanato e em grupos religiosos para ajudar a guiar, rever os conceitos e dar um caminho diferente para os que lá entraram (Vírgula) diminuindo assim 20% da população prisional dada para o crime. (As discussões precisam estar mais articuladas)

Impende, portanto, medidas necessárias para reverter o atual cenário assustador que há no Brasil. Investindo na educação dos jovens, crianças e adolescentes para que se evitem problemas futuros (Vírgula) mostrando desde cedo onde se pode chegar e que caminho não se deve chegar. O poder Judiciário deveria revigorar nas leis como um meio de assustar e mobilizar os que tem a mente para o crime (Reformule essa ideia), a sociedade junto com escolas e parcerias com ong’s ONGs (Desenvolva a sigla) poderiam organizar projetos e palestras sobre a criminalidade e suas consequências para que dessa forma sistema hitlerista não seja um exemplo, mas sim um repúdio. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas de acordo com a proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200