- Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 07/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo Georg Hegel o Estado deve proteger seus "filhos", assim cada indivíduo merece o respeito e os direitos que lhe é propriamente dado perante a lei. Entretanto, nos dias em questão esse pensamento se torna quase, até mesmo, inexistente para a situação carcerária vista no Brasil com total falta de suporte. (As ideias iniciais precisam estar mais desenvolvidas, pois a abordagem está superficial. Elabore a tese)

Corriqueiramente é noticiado em reportagens prisões com a sua lotação máxima, moradias insalubres para a sobrevivência e falta de recursos primários. Reforço necessário do ideal já visto na idade média: a marginalização de detentos aprisionados em pequenas "jaulas", sem total higiene, alimentação completamente restrita, aonde  (Reveja pronomes relativos) tais esperavam ser aplicadas suas penas que iam de chicoteamento à morte na guilhotina. Entretanto, nessa época era muito normal cenas como essas serem vistas (Vírgula) visando que não tinham a mesma forma de justiça que hoje em dia. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)


No Art. 5º na Constituição da República Federativa do Brasil é relatado: "Todos somos iguais perante a lei, ninguém será submetido a tratamento desumano.", sem quaisquer dúvida afirmando então que essas pessoas no estado de detentos merecem visibilidade no campo humano, tendo a necessidade urgente de auxílio básico enquanto cumprem suas divídas. (Abordagem superficial das discussões apresentadas. Reelabore)

Diante disso, a intervenção se faz por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) (Vírgula) junto com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), em função de inspecionar presídios (Virgula) afim  a fimde ajustar esses problemas com segurança, saneamento básico etc. Palestras também são bastantes importantes para conseguir educar e redirecionar esses prisioneiros, para que do lado de fora eles consigam continuar a luta pela sua sobrevivência. (Proposta de intervenção limitada. Reestruture)

Comentários do corretor


Desenvolva as discussões que foram abordadas ao longo do texto. Delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200