O Brasil é um dos países que mais prendem no mundo. Levantamento feito pelo G1 mostra que o país atualmente possui 704.395 presos – o que equivale a 335 encarcerados a cada 100 mil habitantes. Entretanto, não há capacidade nas prisões para todos os infratores, proporcionando a superlotação das prisões, fazendo-se necessário a tomada de medidas para reverter a atual situação vivenciada. É possível afirmar que, (Sem vírgula) o sistema prisional brasileiro necessita de introduzir a perspectiva de humanização dos detentos, pois muitos estão sendo mortos atrás das grades. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas)
Em primeiro lugar, no filme “Tropa de elite (2007)” é retratado como é o dia a dia de quem trabalha combatendo o crime, em consonância, é visto como grande parte da população possui a visão que o preso tem que sofrer na cadeia, onde (Reveja pronomes relativos) essas pessoas são abandonadas, sem nenhum amparo digno da justiça e nem da família. Diante desse cenário desenvolvido durante a narrativa do filme é perceptível a falta de interação e de cuidado, onde a exclusão torna-se um elemento crucial a esse indivíduo. Portanto, faz-se necessário a implantação de ações que comunguem com a dissolução desta conjuntura preceituosa acerca daquelas que se encontram no cumprimento de alguma pena. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para melhorar a progressão de sentido)
Outrossim, vale ressaltar também que existe uma enorme falta de segurança nos presídios, pois, dados da BBC News Brasil revelam que durante a gestão do governador Wilson Lima (PSC -Amazonas), (Sem vírgula) ocorreu cerca de 40 mortes dentro das unidades do sistema penitenciário e segundo a gestão os óbitos foram decorrentes das disputas internas entre duas lideranças da facção criminosa família norte (FDN). Por meio dessa situação é evidenciada uma das consequências trazidas pela superlotação, que é a perpetuação da violência e falta da seguridade. Em suma, são indispensáveis a cautela e um maior amparo do estado para os problemas vivenciados dentro do sistema carcerário. (As ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas)
Em síntese, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Nesse sentido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública - órgão governamental responsável por gerir todos os assuntos pertinentes ao poder judiciário nacional - em parceria com os Ministérios da Educação e Economia, deverão deverá promover ações de conscientização para desmistificar o pensamento preconceituoso da sociedade, em conjunto deverá ser produzido um plano de inserção do infrator no mercado de trabalho, (Sem vírgula) após cumprir a pena. Com a finalidade de promover o não retorno à criminalidade, retirando o indivíduo da zona de perigo de cometer novos atos criminosos, mudando de forma positiva o atual cenário do sistema prisional brasileiro. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |