- Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 07/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um dos países que mais prendem no mundo. Levantamento feito pelo G1 mostra que o país atualmente possui 704.395 presos – o que equivale a 335 encarcerados a cada 100 mil habitantes. Entretanto, não há capacidade nas prisões para todos os infratores, proporcionando a superlotação das prisões, fazendo-se necessário a tomada de medidas para reverter a atual situação vivenciada. É possível afirmar que, (Sem vírgula) o sistema prisional brasileiro necessita de introduzir a perspectiva de humanização dos detentos, pois muitos estão sendo mortos atrás das grades. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas)

Em primeiro lugar, no filme “Tropa de elite (2007)” é retratado como é o dia a dia de quem trabalha combatendo o crime, em consonância, é visto como grande parte da população possui a visão que o preso tem que sofrer na cadeia, onde (Reveja pronomes relativos) essas pessoas são abandonadas, sem nenhum amparo digno da justiça e nem da família. Diante desse cenário desenvolvido durante a narrativa do filme é perceptível a falta de interação e de cuidado, onde a exclusão torna-se um elemento crucial a esse indivíduo. Portanto, faz-se necessário a implantação de ações que comunguem com a dissolução desta conjuntura preceituosa acerca daquelas que se encontram no cumprimento de alguma pena. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para melhorar a progressão de sentido)

Outrossim, vale ressaltar também que existe uma enorme falta de segurança nos presídios, pois, dados da BBC News Brasil revelam que durante a gestão do governador Wilson Lima (PSC -Amazonas), (Sem vírgula) ocorreu cerca de 40 mortes dentro das unidades do sistema penitenciário e segundo a gestão os óbitos foram decorrentes das disputas internas entre duas lideranças da facção criminosa família norte (FDN). Por meio dessa situação é evidenciada uma das consequências trazidas pela superlotação, que é a perpetuação da violência e falta da seguridade. Em suma, são indispensáveis a cautela e um maior amparo do estado para os problemas vivenciados dentro do sistema carcerário. (As ideias precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

Em síntese, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Nesse sentido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública - órgão governamental responsável por gerir todos os assuntos pertinentes ao poder judiciário nacional - em parceria com os Ministérios da Educação e Economia, deverão  deverá promover ações de conscientização para desmistificar o pensamento preconceituoso da sociedade, em conjunto deverá ser produzido um plano de inserção do infrator no mercado de trabalho, (Sem vírgula) após cumprir a pena. Com a finalidade de promover o não retorno à criminalidade, retirando o indivíduo da zona de perigo de cometer novos atos criminosos, mudando de forma positiva o atual cenário do sistema prisional brasileiro. (Reformule a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200