Hoje em dia, (Sem vírgula) um dos maiores problemas no Brasil é a superlotação nos presídios. Com isto, as rebeliões, (Sem vírgula) são frequentes como a de Manaus com 55 mortes. (Reelabore e desenvolva mais as discussões)
A falta de controle da administração pública fica nítida, (Sem vírgula) com as facções controlando a criminalidade, o tráfico de drogas, entre outros, através do uso de celulares que são contrabandeados para os presídios. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as discussões)
Um começo para reverter o cenário atual, o Brasil, precisa adotar medidas a longo prazo (Melhore a construção de sentido), como investir no sistema educacional, e a curto prazo como atualização das leis. Isso tudo, combinado, poderia ajudar a reduzir a taxa de crimes e, consequentemente (Vírgula) reduzir a população criminal. (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, " O melhor presente que uma sociedade pode dar para si mesma é a boa educação dos seus filhos" (Cícero) (Reformule a construção desse período). Com um bom investimento na educação para todos e as mudanças nas leis poderíamos (Evite ideia de primeira pessoa) começar a melhorar o sistema carcerário. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas estão superficiais, de modo que precisam ser delimitadas e mais articuladas. Reveja a estrutura do texto, sobretudo desenvolvimento e conclusão. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |