Uma Nova Consciência - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 06/06/2019

Status:

Corrigida
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Enquanto houver gente tirando proveito diante da miséria humana, a situação dos cárceres do Brasil jamais será revertida. Os presídios se tornaram verdadeiras universidades do crime. O sistema é brutal, indigno e falido. O país gasta anualmente 20 bilhões de reais para manter o sistema de degradação humana. Essa é a verdade. Super lotação, infraestrutura inexistente, alimentação precária e o pior (Evite esse tipo de construção) as facções criminosas extorquindo suas aprisionadas vidas. Do jeito que está esse sistema fracassado de ressocialização não tem solução. Esses prisioneiros são feras feridas, (Sem vírgula) no corpo, na alma e no coração. (Reformule as discussões apresentadas e elabore a tese)

Como melhorar um sistema injusto onde  (Reveja pronomes relativos) a força da injustiça é aceita como normal? Onde você é ensinado a acreditar que não vale nada e que não presta para nada? Tem que haver uma mudança de valores urgente, tem que acreditar. Não pode tratar essas pessoas como lixo. É dever desses estabelecimentos resgatar a dignidade humana dos que cometeram erros, (Sem vírgula) e não, (Sem vírgula) condená-los a uma pena eterna. Já é visto que esse atual sistema é caro, ineficaz e sem retorno. Então, por que insistem nele? Por que o exército com toda sua disciplina não toma conta desse setor? A prisão deve ser um lugar de recomeço, com dias produtivos, o preso deve ter ofício e recreação. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)

Quando um homem é preso, sua família é condenada junto. Os pais e os filhos desses condenados são os que mais sofrem. Não existe projeto de reabilitação para que esse apenado volte para a sociedade com uma vida transformada e produtiva. Ninguém dar uma chance para que a transformação aconteça. Ninguém pergunta, (Dois pontos) qual o seu objetivo de vida agora? Quando ver o antecedente criminal dispensa, pois para a atual sociedade brasileira, uma vez bandido, bandido até morrer. Entrou no sistema, não sai nunca mais. Até quando a sociedade brasileira aceitará viver presa mesmo que em cárcere de luxo? Enquanto o poder político negligência suas obrigações de educar, proteger e cuidar de seu povo. O tratamento desumano é um convite para a angustia. Quais são os valores desses detentos? O que eles querem da vida? Quais valores e objetivos de vida estão sendo construídos em favor da sonhada liberdade? Eles sabem o que querem da vida? E o que não querem? Se senti sozinho tropeçando em seu caminho. À procura de abrigo, uma ajuda, um lugar um amigo. (Não compreende a estrutura do texto. Evite esse tipo de construção)

O governo é o guardião legal desses homens, não deve negligenciar seu dever de promover a transformação desses seres humanos. A sociedade não pode viver refém progressivamente das barbareis dos cárceres brasileiro. O futuro do Brasil está preso. Eles estão presos nas grades e a sociedade está presa ao medo. É justo? Só a dignidade humana poderá libertar a todos. Não se pode seguir com é essa história triste. É preciso uma nova história onde todos terão justiça e igualdade e o futuro será livre sem medo e sem laços. Não se pode mudar a história. Mas se pode fazer outra, (Sem vírgula) com cada um fazendo sua parte com uma nova consciência. Todos têm o direito natural a vida. E esse direito foi dado por Deus. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

 

Comentários do corretor


Reformule, delimite e desenvolva mais as discussões, de modo a evitar uma abordagem superficial do tema. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     290


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200