situaçao carcerario do Brasil - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 05/06/2019

Status:

Corrigida
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É notório que o sistema carcerario brasileiro vem enfrentando ao longo dos anos um grande almento aumento no número de dententos, atualmente o Brasil ocupa o 4ºlugar de país com maior número de detentos. (Reformule e desenvolva mais as discussões. Elabore a tese)

As superlotações, os envolvimentos de presos em organizações criminosas e a falha de pessoal, (Sem vírgula) são os principais problemas enfrentados pelas penitenciárias brasileiras. Outro fator que estamos (Evite ideia de primeira pessoa) acostumados a ver nos noticiários é a questão das rebeliões em presídios, sempre com resultados lastimáveis de sentenciados que são mortos por seus próprios companheiros, funcionários e familiares de detentos transformados em reféns, resgates e fugas audaciosas e espetaculares realizadas por criminosos, e por fim, (Sem vírgula) a incapacidade das autoridades em face de organizações de criminosos, cada vez mais presente nos estados brasileiros.  (Reestruture as discussões. Articule mais os argumentos apresentados)

Alguns episódios que aconteceram em 2017 denotam a crise nos presídios brasileiros, (Problemas na construção de sentido) no dia 1º de janeiro pelo menos 60 presos que cumpriam pena em Manaus foram mortos durante uma rebelião, na mesma semana houve um tumulto em uma penitenciária em Roraima (Vírgula)onde 33 presos foram mortos. (Não compreende a estrutura do texto)

Para uma possivel reversão desse caso cabe incluir questões (Vírgula) tais como a educação básica, a grande maioria dos detentos não tiveram melhores oportunidades ao longo de suas vidas, principalmente o ensino para um futuro melhor. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule a proposta de intervenção e melhore a construção de sentido)

O ser humano é aquilo que a educaçao faz dele.  (Não compreende a estrutura do texto)






 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas para garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200