- Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 05/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“O homem é fruto do meio em que vive”, afirmava o filósofo ilumininista Jean Jacques Rousseau. Os apenados brasileiros, que em sua maioria já não vinham de bons ambientes antes de sua reclusão, encontram na prisão uma precariedade extrema. A mentalidade de que criminosos são desumanos e “tem que sofrer” na cadeia ainda é muito difundida, o que colabora para que não sejam tomadas providências para reverter a situação. (Articule as ideias apresentadas)
 
Em um experimento realizado na universidade de Stanford pesquisadores simularam uma experiência de confinamento. Voluntários sem antecedentes criminais, após submetidos a tratamentos desumanos, apresentavam comportamento agressivo e desordenado. Os presídios brasileiros apresentam problemas de superlotação, falta de recursos, exposição a doenças, dentre outros. A reclusão, que além de penalizar devia colaborar com a ressocialização do apenado, acaba por deixá-lo em condições psicológicas piores das que ele tinha quando entrou. Não é à toa que há um grande índice de reincidências. (Reestruture os argumentos apresentados para evitar uma abordagem superficial)

Ademais, a mentalidade de que o criminoso “tem que sofrer” é muito difundida em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade. Infelizmente é comum ouvirmos (Evite ideia de primeira pessoa) expressões como “bandido bom é bandido morto”. Não comum entre os brasileiros a disposição para sondar o ambiente social que influenciou um condenado a cometer um crime. As estatísticas apontam: quanto maior o nível de competências como alfabetização, conhecimento, dentre outras qualidades que se podem ser desenvolvidas pela educação, menor a probabilidade do indivíduo praticar comportamento subversivo (Apresente referências). Porém é mais comuns pessoas interessadas em combater a criminalidade aumentando a severidade das penas ao invés da melhora da educação. (As ideias são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Apenados também são seres humanos. Levando isso em conta, o governo deve usar a verba pública para garantir que os direitos humanos de presidiários sejam respeitados, e que o presídio tenha condições aceitáveis de saúde, higiene, privacidade e respeito. É urgente também que se invista em mais recursos públicos na educação primária, pois a boa educação é fator de proteção contra atos criminosos. A questão sobre a falta de educação e pobreza serem fatores que influenciam indivíduos a cometer crimes tem que ser debatidos na mídia e nas escolas (Vírgula) a fim de combater o atual estigma que existe contra criminosos. (A proposta precisa ser reestruturada)
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas para evitar lacunas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200