Brasil: um país de todos? - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 04/06/2019

Status:

Corrigida
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A situação carcerária no Brasil há decadas é precária e vem se mostrando cada dia mais, com as inúmeras rebeliões e massacres nos presídios, como uma situação difícil de ser revertida, isso pela falta de políticas públicas para práticas de reinserção, pela relutância do Poder Judiciário em usar medidas alternativas com enfoque restaurativo, bem como a morosidade do Poder Judiciário em julgar. Sobre isso, mostra-se a necessidade de uma revisão minunciosa em todo o sistema carcerário brasileiro.

A morosidade do Poder Judiciário em julgar prejudica os milhares de presos (Prejudica? De que modo? Desenvolva essa ideia) que estão em regime provisório esperando julgamento, configurando falta grave ao direito dessas pessoas, (Sem vírgula) que estão presas, em grande parte, injustamente, sem garantia ao devido processo legal e sem verificada a sua presunção de inocência, assim como os presos que já podem progredir de regime e, no entanto, ainda estão presos à mercê do judiciário (Reformule essa ideia). Somado a isso, muitas dessas pessoas acabam unindo-se a facções criminosas para sobreviverem dentro dos presídios. Ou seja, as prisões brasileiras tornaram-se escolas do crime, em contraposição a sua verdadeira missão, que seria a ressocialização. (Reveja as discussões apresentadas, pois o desenvolvimento está superficial. Articule mais as ideias)

É mister a existência de políticas públicas, dentro das prisões, que possam efetivar as práticas de reinserção da população carcerária, como projetos educacionais, culturais e artíticos, esportivos, etc., bem como a fazer valer a existência de institutos que possibilitam o cumprimento das penas fora dos presídios, ou de resolução de conflitos sem a necessidade de judicialização, como a justiça restaurativa, que tem seu prisma na restauração da vítima e do delituoso. (Não compreende a estrutura do texto)

Diante do que foi supracitado, é possível compreender a importância de desafogar o Poder Judiciário, e as audiências de custódia, como as mediações e arbitragem tem papel importante nesse sentido (Problemas na construção de sentido). Por outro lado, faz-se mister o incentivo do Conselho Nacional de Justiça para o uso de medidas alternativas, fomentando a redução da demanda aos presídios. Mas nada disso tem valor se não se investivir pesadamente em educação, emprego, em meios de combater as desigualdades socias, pois as prisões são um reflexo da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade desigual, onde  (Reveja pronomes relativos) o Brasil não é de todos, onde os direitos humanos são diariamente violados pela fome, pela falta de moradia e de emprego digno. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200