Esforço conjunto - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 03/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O sistema penal brasileiro é muito lento e provoca muitos problemas. (Não compreende a estrutura do texto)

Até aí não é nenhuma novidade. Mas para tentar, ao menos, minimizar a situação existem algumas possibilidades que podem surtir efeito.

Em primeiro lugar os investimentos em educação, saúde, geração de empregos, saneamento básico deve aumentar. Sem isso as propostas abaixo são meros paliativos. (Não compreende a estrutura do texto)

Um mutirão de juízes para revisar os casos de presos que já tem direito à liberdade seria um bom começo. (Não compreende a estrutura do texto)

Presos que cometam infrações leves poderiam ser condenados a pagar sua dívida com a sociedade através de serviços comunitários, evitando assim que sejam enviados ao sistema carcerário e aumentando sua população. (Não compreende a estrutura do texto)

Municipalização de presídios delegando ao município a responsabilidade pela pessoa que cometeu o crime em sua região. Isso seria feito através de convênio entre o governo federal, estados e a respectiva prefeitura, com verbas para construção de novos presídios.

Ao governo federal caberia a responsabilidade apenas por condenados de alta periculosidade.

Com efeito, essas propostas aliviariam, e muito, o sistema carcerário no Brasil.
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     140


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200