A Situação atual do Sistema Prisional - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 03/06/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, é visível a discrepância de ideias quanto às políticas brasileiras em relação aos presidiários. A maioria dos presídios não tem infraestrutura para o número de detentos que possui, a alimentação é escassa e as rebeliões, (Sem vírgula) desenfreadas. o Brasil é agora o terceiro país com maior número de pessoas presas, o que é alarmante. Tomando como exemplo casos como o massacre em Manaus (Essa discussão precisa ser abordada no texto), podemos (Evite primeira pessoa) notar que a situação do sistema prisional fica cada dia mais grave, colocando em risco a vida dos detentos e dos trabalhadores lá presentes. (Discussões superficiais. Reestruture e elabore a tese)

Não é de hoje que vemos (Evite ideia de primeira pessoa) matérias em jornais, televisões e rádios sobre o quanto nosso (Evite ideia de primeira pessoa) sistema carcerário pode ser considerado desumano. (Não compreende a estrutura do texto)

O domínio de facções criminosas e o contrabando, assim como outras práticas ilícitas, correm desenfreadas pelas celas. Assassinatos e massacres ocorrem, bem como rebeliões, e nestas situações, muitos inocentes – como guardas – acabam perdendo sua vida, apenas por estarem realizando seu trabalho. As condições insalubres de higiene, espaço e alimentação também movimentam protestos e confusões nos presídios. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Em muitas unidades, as violações de direitos humanos são gritantes, e muitas organizações tentam ao máximo lutar para que os direitos dos detentos sejam revisados e respeitados. Tal situação fere não só a reputação de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, tal como a reintegração dos detentos à sociedade, o que deveria ser uma prioridade do Estado. (Discussão superficial. Reelabore e desenvolva mais as ideias)

Diante dos argumentos supracitados (Evite esse tipo de construção), concluímos (Redundante. Evite ideia de primeira pessoa) que apenas construir mais prisões, não é de fato uma solução. Devemos (Evite primeira pessoa) nos ater a políticas mais reais, como um investimento para necessidades básicas, como saúde de qualidade para os detentos, a existência de mais penas alternativas para crimes menores, e incentivo e investimento à educação e emprego, que são essenciais para que os presidiários possam reconstruir sua (?), e que assim, possamos (Evite ideia de primeira pessoa) ter indíviduos devidamente recuperados para viver plenamente em sociedade. (Articule mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, de modo que precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200