Caos carcerário - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 02/06/2019

Status:

Corrigida
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De acordo com Aristóteles, a base de uma sociedade é a justiça, no entanto, a busca por ela pode ter graves consequências no âmbito de uma sociedade, dependendo da forma como é praticada. Como exemplo, ao analisar a atual situação carcerária do Brasil, pode-se afirmar que ocorre, de fato, justiça na aplicação da lei penal por parte do Estado ou há excesso do poder punitivo? (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do desenvolvimento)

Consoante dados da organização não-governamental Human Rights Hatch, a população prisional brasileira já ultrapassa a marca de 800 mil pessoas, fazendo com que o Brasil ocupe a terceira posição no ranking mundial, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. Cabe destacar, que segundo dados da mesma entidade, a capacidade de ocupação nas cadeias é de cerca de 350 mil presos, ou seja, é notável a superlotação, sendo que grande parte dos detentos sequer foram julgados de forma definitiva, isto é, estão presos provisoriamente aguardando os trâmites judicias para análise de seus processos. Como reflexo desse excesso, tal sistemática não tem surtido efeito positivo pois não consegue educar nem ressocializar aquele que transgride a legislação penal. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para evitar um desenvolvimento superficial)

A fim de aperfeiçoar o modelo vigente e de se evitar a aplicação mais gravosa da pena, providências similares a estas poderiam ser tomadas nos crimes menos graves: aplicação de medidas cautelares alternativas, tais como prestação de serviço à comunidade, uso de tornozeleira eletrônica, prisão domiciliar, progressão antecipada nos locais de superlotação e otimização dos julgamentos no Poder Judiciário. Em que pese a sociedade ter sido levada a acreditar que o direito penal possa combater a criminalidade, ele apenas deve ser empregado excepcionalmente, por se tratar de medida extrema. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

Por fim, os dizeres de Immanuel Kant - é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade - (Use aspas para demarcar a ideia de outrem) vão ao encontro com os de Pitágoras que pregava a educação às crianças para evitar punição aos adultos. Portanto, acredita-se que parte da solução esteja integrada à reorganização do Estado com o estabelecimento de diretrizes políticas com vistas a educar o cidadão para uma vida social em harmonia com seus semelhantes. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200