Sem direitos humanos - Banco de redações


Como reverter o cenário da atual situação carcerária do Brasil?

Enviada em: 02/06/2019

Status:

Corrigida
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Na série “Carcereiros”, transmitida pela emissora de televisão Rede Globo e pelo canal de streaming Globoplay, mostra o dia a dia de um carcereiro que tem que enfrentar as dificuldades do sistema carcerário brasileiro. A obra fictícia traz à tona para a sociedade que o que ela mostra é uma infeliz realidade da maioria dos presídios brasileiros, que enfrentam diversos problemas, como por exemplo, (Sem vírgula) a superlotação, esta que também traz uma consequência que são as situações insalubres e desumanas. (Cuidado com o queísmo. Reveja pronomes relativos. Reestruture as ideias apresentadas)

É  E na maioria das cadeias estão com mais gente do que devia ter (Melhore a construção de sentido). Ver-se que há muitas celas que devem comportar cerca de 10 a 15 detentos, na realidade apresenta o dobro ou triplo, tendo pessoas terem que dormirem no chão ou até em pé (Reformule essa ideia). Sem falar  (Evite esse tipo de construção) das condições higiênicas, que praticamente são inexistentes, pois há celas que não tem nem um vaso sanitário, ou quando tem está entupido ou quebrado. (Não articula as ideias. Reformule)

Levando em conta os dados apresentados anteriormente, pode-se ver que o grande e principal problema do sistema carcereiro brasileiro é a superlotação. Por isso (Vírgula) como meio de combater essa triste realidade, o governo primeiramente deveria construir novos presídios, a fim de comportar os atuais encarcerados, investir em obras para a melhora das condições humanitárias e em escolas, pois segundo o antropólogo Darcyr Ribeiro (Vírgula) em 1982, (Dois pontos) “Se os governantes investirem mais em escolas, daqui a vinte anos não será preciso construir novos presídios”. Já as escolas, juntamente ao governo, (Fica redundante) deveriam investir mais em ações conscientizadoras contra a criminalidade e incentivar a outras práticas que distanciem os jovens da criminalidade. 
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficia. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200