Desde o Iluminismo, (Sem vírgula) entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a importância de valorizar os povos indígenas no Brasil, hodiernamente (Evite palavras clichês), verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática (Vírgula) e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade no país. Nesse contexto, torna-se claro a insuficiência de estruturas especializadas no acompanhamento desse público, bem como o entendimento acerca do papel social desse arranjo.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema . Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais em qualificações profissionais e em melhor suporte físico, medidas que tornariam o ambiente mais inclusivo para a população indígena e devido à falta de administração e fiscalização pública por parte de algumas gestões. (Abordagem superficial. Como as ideias apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture))
Outro aspecto a ser considerado é a desvalorização como um dos principais motivos , visto que, (Sem vírgula) tais costumes e cultura são discriminados no país . De acordo com Hans- Georg Gadamer , a história não nos pertence : nós pertencemos a ela (Use aspas para demarcar o pensamento de outrem). Seguindo essa linha de pensamento, é alarmante a exclusão dessa nação, pois são mal vistos pela sociedade e muitos não são aceitos. Assim, medidas são necessárias para mudar esse quadro. (Reestruture. Delimite os argumentos)
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Destarte, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) , (Sem vírgula) deve incluir programas capazes de relatar a importância dos povos nativos no Brasil, inserindo suas culturas e hábito. Ademais, o Governo (Vírgula) em parceiria com a FUNAI (Desenvolva a sigla), devem proteger suas terras e seus direitos garantindo à igualdade social . Desse modo, suas histórias e culturas serão dada à devida relevância no Brasil . (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Delimite e articule mais as ideias, pois o desenvolvimento está limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |