- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 28/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um país com uma diversidade de etnias, (Sem vírgula) fazem o Brasil multicultural (Melhore a construção de sentido). Umas das raças que mais contribuem para cultura brasileira é sem dúvida nenhuma à indígena (Reestruture essa ideia), com seus contos, costumes e etc. Sendo os nativos os povos indígenas carregam consigo a história deste solo, por este motivo é de suma, (Sem vírgula) importância valorizá-los, garantir os seus direitos, para que assim se sintam à vontade de compartilhar a sua sabedoria em pró da nação. (Reestruture as discussões e apresente a tese)

A luta pelos seus direitos já vêm sendo travada, (Sem vírgula) desde de 1554, quando foram escravizados em seus lares, ainda vem sendo discutida seus direitos a terra,  na qual vivem e práticam seus costumes, tendo que querem tomar- la tomá-la para benefícios próprios. (Problemas na construção de sentido. Reformule e articule os argumentos)

Vítimas da sociedade brasileira e de seus governantes,  (Sem vírgula) que  delimitam ainda mais suas terras, os povos indígenas ainda sofrem na mão do preconceito, levando à mais mortes. (Não compreende a construção de sentido)

Para que se torne viva a história brasileira e sua cultura, (Sem vírgula) a população devem dar o espaço aos índios na política, na melhoria da nação, dando direitos as suas terras, assim conscientizando os demais, (Sem vírgula) que eles também são brasileiros. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


É preciso delimitar e desenvolver as discussões de acordo com a proposta do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200