Patrimônio do Brasil direitos iguais para os Indigenas - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 28/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam semelhanças, mas também são muito diferentes entre si , possuem costumes lutas territoriais iguais aos seus  (Problemas na construção de sentido) ancetrais, Escolas, Saúde ,Reconhecimento e direito. (Explore mais as discussões no parágrafo de introdução e apresente a tese)

Habitantes do Brasil bem antes desde da época do Brasil colonial existiam por aqui entre um e dez milhões de índios mais Atualmente, a população de índios no Brasil ainda segue em luta por direitos a território e condições dignas de vida (Problemas na construção de sentido). Segundo dados divulgados em abril de 2013, resultantes do último Censo realizado pelo IBGE (Desenvolva a sigla) em 2010, atualmente existem aproximadamente 900 mil índios no país. Destes, aproximadamente 518 mil vivem em territórios indígenas, o restante divide-se entre a zona urbana (aproximados 300 mil) e a zona rural (pouco mais de 80 mil. (Abordagem superficial do tema)

Primeiramente FUNAI (Fundação Nacional do Índio), órgão governamental responsável exclusivamente por cuidar da população indígena, a lidar com uma série de desafios , tenta um acordo com Governo estadual e federal o direitos de territórios para os ´nossos índios que estão entrando em conflitos com fazendeiros por disputa de Território, uma Lei a favor dos nossos índios a dificuldades para a manutenção das práticas culturais e a própria sobrevivência das populações indígenas são diversas. Sobretudo no Mato Grosso do Sul, existe uma franca disputa territorial entre índios e fazendeiros (Reestruture essa construção). A violência, a dificuldade para sobreviver dos recursos da floresta e a miséria decorrente destas circunstâncias têm levado à degradação das tribos. Grupos indígenas inteiros são encontrados à beira das estradas, o vício em álcool ganha dimensões alarmantes e a taxa de suicídios entre jovens índios é causa de evidente preocupação (Discussões superficiais. Reelabore as ideias)

Por outro lado (Vírgula) apesar de todas estas dificuldades e do clima de tensão crescente, os índios brasileiros continuam resistindo. Demonstram, assim, a força da ancestralidade que carregam e a sabedoria que trazem de seus antepassados. Esta força resulta também do contato direto com os ensinamentos oferecidos ao longo de séculos pela natureza , (Ponto final) A Funai deve elaborar um plano e nossas (Evite ideia de primeira pessoa) autoridade de poder políticos devem governar o povo indígena (Plural) criando leis que os favoreçam , Saúde criar um ambiente para que todo mês posso ser consultados por um Médicos , um posto de Saúde em seu território, Nossos indios tem direitos educação criar uma escola para aprender a ler que irá ajudar cuidar da terras e mais coisas que é proporcionado educação escolar (Problemas na construção de sentido. Reelabore a proposta de intervenção)



"A arte brasileira vai acordar um dia e perceber que a cultura indígena nacional é o que há de mais moderno, minimalista e contemporâneo."



Ricardo V. Barradas
 (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a proposta do texto. Delimite e explore mais os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200