Cultura Brasileira - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 27/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Se formos reparar o nosso passado, iamos se dar conta (Reformule. Evite ideia de primeira pessoa)(Sem vírgula) que quando os portuguêses invadiram o Brasil, para alguns foram uma ótima descoberta, já para outros se iniciava o caos do seu povo, a exclusão social, a retirada de seus hábitos e costumes que aos olhos de portugueses era desnecessário. (Reelabore as discussões e apresente a tese)

Na maioria das vezes discutir o que e certo ou errado é muito difícil, vária varia da questão de perspectiva, sendo assim seriamos (Sem primeira pessoa) mais hábitos a falar sobre a questão da justiça (Problemas na construção de sentido), onde (Reveja pronomes relativos) você invade um lugar no qual você não foi convidado que no momento principal pode lhe parecer um lugar onde tem muitas riquezas e rico em recursos naturais, porém para outras pessoas, era simplesmente o lugar da sua moradia, e do seu lazer onde não compactuava com nenhum dos interesses do homem. (Reestruture as discussões. Elabore os argumentos de acordo com o que propõe o tema)

Cultura, (Sem vírgula) é e algo que deviamos (Evite ideia de primeira pessoa) dar mais valor e respeito, onde (Revea pronomes relativos) a pessoa que se fantasia de índio está totalmente equivocada ao meu ponto de vista (Evite esse tipo de construção), e uma falta de respeito, você usar roupas semelhantes em uma data que nos homens determinamos que ia ser um momento de descontração, pegar e falar que e uma fantasia, sendo que eles se vestem assim no dia a dia deles, não e algo para você pegar e usar assim, se você não faz parte da cultura, não sabe nada sobre seus hábitos nem costumes para você invadir tanto os espaços deles. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as ideias apresentadas)

O certo seria a gente devolver todos os direitos que lhe foram tirados a força, dando lhe direito a educação, saúde e lazer, possibilitando que ele tem uma vida mais acessível a cidade, e também parando de desmatar e destruir os lugares onde eles habitám, com isso iamos nos redimir um pouco do caos que fizemos com esse povo, isso também demostraria que temos um respeito pela cultura deles, e também as valorizamos. (Reestruture as discussões apresentadas)

A questão e a demora com que isso e feito (Reestruture essa ideia. Evite primeira pessoa), devemos (Evite primeira pessoa) isso aos indígenas e só vamos  (Evite ideia de primeira pessoa) adiandoas  adiando coisas (?), o Brasil é um país mestiço, o que significa que temos (Evite ideia de primeira pessoa) muita diversidade cultural aqui (Evite esse tipo de construção), por tanto portanto deveriamos (Evite ideia de primeira pessoa) dar valor a todas elas e aprender ao máximo com elas, e não zombar e nem denominar um povo inferior pelo seus hábitos e costumes, e como se fôssemos (Evite ideia de primeira pessoa) uma árvore e a cultura nossas raízes, quanto mais tivermos (Evite ideia de primeira pessoa) melhor será para nós mesmos (Evite ideia de primeira pessoa. Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)




 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Reelabore e articule mais as discussões, de modo a evitar um desenvolvimento superficial.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200