Minorias em extinção - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 26/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabe-se que a população indígena é a mais antiga em existência no Brasil, sendo precedente aos exploradores europeus e a colonizadores portugueses. Não somente por esse fato histórico, mas também por questões humanitárias, faz-se necessária a garantia de direitos e proteção aos povos indígenas, os quais ao longo dos tempos, (Sem vírgula) sofreram perdas de diversos grupos e etnias, (Sem vírgula) devido à atuação do homem branco. (Explore mais as discussões)

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, há atualmente, no Brasil, cerca de 900 mil pessoas que se se consideram indígenas, parte delas moram em áreas rurais e outras, (Sem vírgula) em terras reconhecidamente indígenas. Há de se destacar o impasse existente no que diz respeito à demarcação de suas terras. As terras indígenas são reconhecias e protegidas constitucionalmente, como forme (?) de ser preservada suas culturas e tradições (Vírgula) bem como para serem utilizadas em suas atividades produtivas como forma de subsistência. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias apresentadas)

Além disso, a questão indígena em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país sofre com a ausência da força estatal, passando por períodos de abandono, perseguição e miséria, pois não basta estar previsto em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) Constituição Federal, tem que haver mecanismos reais de proteção. Muitas vezes as delimitações territoriais não são respeitadas pelos interesses do agronegócio, posseiros, grileiros e fazendeiros, resultando em graves conflitos pela disputa do espaço, configurando, dessa forma, lesão ao patrimônio histórico e cultural. Cabe destacar ainda o importante papel desempenhado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a qual atua na defesa dos interesses e da preservação das origens dessa população. (Delimite e explore mais as discussões)

Diante do exposto, ressalta-se a importância da participação das lideranças indígenas, sociedade civil, movimentos sociais e, principalmente, do Poder Público que, por meio de seu legislador federal, o Congresso Nacional,  fortaleça os mecanismos de proteção ao índio, de forma que, ao transgressor, seja aplicada severa punição no intuito de serem preservados os direitos e garantias indígenas, bem como a história de um país. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as ideias apresentadas ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200