Fazendeiros maquiavélicos - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 25/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O índio é uma etnia fundamental quanto a construção da cultura brasileira, principalmente seus conhecimentos que foram adquiridos (Melhore a construção de sentido). Porém desde o colonialismo até a atualidade sua presença não é respeitada como deveria, isso se deve ao fato de que a sociedade desconhece seu valor somado a interferência de latifundiários no seu espaço. (Reelabore as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Apesar do patrimônio indígena, a população pouco se ouve sobre eles, (Melhore a construção de sentido) alguns não sabem por exemplo que a origem de objetos como: rede, peteca, canoa e etc... vêm desses. Tais ignorâncias levam o indivíduo a discriminalizar o índio como inferior, assim ferindo seus direitos sociais que devem ser protegidos pelo governo. (Abordagem superficial das discussões)

Junto a este problema, (Sem vírgula) observa-se abusos cometidos por fazendeiros no momento que desejam expandir suas terras, dessa forma interferindo no território indígena, nesse contexto a citação " Os fins justificam os meios" (Vírgula) derivada de Maquiavel (Vírgula) se aplica perfeitamente (Evite esse tipo de construção), ou seja, em virtude do lucro os fazendeiros usam da violência para expulsar os índios de suas terras. (As discussões estão superficiais. Reestruture)

Nesse cenário, uma ação deve ser tomada pelo Ministério da Educação e da Cultura (MEC) que vise conscientizar a socidade através das escolas, da mídia e de campanhas. Ademais, a legislação deve garantir penalidade por via de multas, aos donos de terra que causarem danos aos índios. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam estar mais relacionadas ao tema. Evite um desenvolvimento superficial. Dessa forma, elabore um projeto de texto para delimitar as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200