Qual importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil? - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 25/05/2019

Status:

Corrigida
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Em pleno século XXI, (Sem vírgula) diversos grupos sociais ainda lutam para garantir seus direitos. Não menos importante, os povos indígenas, no Brasil, possuem entraves na garantia dos seus direitos no que tange a sua dignidade humana, apesar de esse grupo social ser um patrimônio histórico e cultural do país. Nesse sentido, valorizar e garantir os direitos do indígenas é de suma importância para a identidade nacional brasileira. Desse modo, cabe analisar esses pontos importantes supracitados e suas entraves (Quais?), considerando a intervenção do aparato estatal para reverter esse quadro.

Em primeira análise, deve-se pontuar que os direitos dos povos indígenas não vêm sendo garantidos em razão da política-estrutural do Brasil. Já que, (Sem vírgula) na formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, houve uma invisibilidade sócio-cultural, (Sem vírgula) dos povos indígenas e dos demais grupos sociais, como forma de manipular as pessoas e manter sobre elas. Hoje, esse entrave deixa esses povos sem dignidade humana;(Sem ponto e vírgula) e, consequentemente, desprovidos de direitos, haja vista que, embora a Constituição de 1988 afirme que todos são iguais em dignidade e direitos, há brechas no aparato estatal que permitem a ocorrência da invisibilidade sócio-cultural dos índios até então. Sob essa perspectiva, é preciso garantir os direitos desses povos brasileiros frente a notoriedade de não ferir a Constituição no que diz respeito a dignidade humana. (A abordagem das discussões apresentadas está superficial. Reestruture as ideias apresentadas)

Ademais, esse quadro é ainda corroborado pela desvalorização dos índios no Brasil. Tristemente, boa parcela da sociedade brasileira não compreende a importância dos povos indígenas na construção identitária do país devido a resquícios xenofóbicos da era colonial. Em contraste, no livro "O triste fim de Policarpo Quaresma", do escritor brasileiro Lima Barreto, o protagonista defende o uso da língua Tupi Guarani como oficial do Brasil - pois ela que realmente seria nosso (Evite ideia de primeira pessoa) dialeto materno - com a finalidade da sociedade romper com as visões eurocêntricas e valorizar a cultura originada no Brasil. Dessa forma, uma mudança nos valores da sociedade catalisaria a valorização dos povos indígenas e consolidando, portanto, a identidade nacional. (Observe a falta de progressão de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)
 
A fim de reverter esse quadro, o Governo Federal, juntamente com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), deverá implementar o centro ''Identidade indígena é nossa identidade nacional'' nas esferas municipais e estaduais do país. Esse centro, (Sem vírgula) oferecerá palestras e documentários ministrados por representantes indígenas para a sociedade brasileira, (Sem vírgula) como forma de valorizar os índios. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas de acordo com o que propõe o tema, de modo a evitar uma discussão superficial. Além disso, observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200