A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 25/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         De acordo com o secretário-executivo do ISA (Vírgula) André Villas-Bôas, se a floresta, ou a natureza de maneira geral, é nosso passaporte, enquanto país, para algum futuro, os povos que vivem nela são seus verdadeiros guardiões (Use aspas para demarcar ideia de outrem). Sendo assim, na Constituição brasileira pode-se observar uma falha nesse funcionamento, visto que há uma dificuldade nas políticas socioambientais tais e na garantia de direitos humanos. (Reestruture as discussões)


          O artigo de Constituição brasileira asseguir ao poder público o dever de desenvolver (Melhore a construção de sentido) ofertas exclusivas para defender o património histórico e cultura dos índios no Brasil. Portanto, a Constituição Federal tem por obrigação garantir os direitos dos povos indígenas. No entanto, é evidente que apesar desses projetos existirem ainda não são suficiente ou satisfatória. (Abordagem superficial das discussões. Articule as ideias apresentadas)


          Além disso, o problema é acontecendo pelos preconceitos (Problemas na construção de sentido), derivados da etnia, cor, raça, gênero, por parte da população em geral. Diante disso, muitos deles morrem contaminados por doenças como a gripe e sarampo, e lutam contra os brancos, (Sem vírgula) em busca de ter os seus direitos pelas terras. (Reestruture as discussões. Como as ideias apresentadas se relacionam com tema? Reestruture)


          Em virtude dos fatos mencionados, urge que medidas sejam tomadas. A Constituição brasileira tende o papel de proporcionar soluções para este problema,  criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. A partir da criação de centros defensores, garantia de guardas civis em espaços públicos. Contudo é muito importante valorizar e garantir os direitos dos índios no Brasil. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200