Indígenas no Brasil, sua herança e seu direito - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 25/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

REDAÇÃO

Indígenas no Brasil, sua herança e seu direito
 (Não compreende a estrutura do texto)

Algo muito difícil é conscientizar a população, sempre preocupada com os problemas pessoais, sobre o valor da cultura de nossos (Evite ideia de primeira pessoa) indígenas. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente as discussões do parágrafo de introdução)

- Qual o quê? Lugar de índio é no meio do mato, junto das cobras e das onças! Assim raciocina a maior parte da população. Pensamento resultante de vários e vários anos de descaso com a população indígena que estava aqui muito antes do homem branco chegar e se apropriar de suas terras e impor sua cultura e seus valores europeus. (Não compreende a estrutura do texto)

É mister que ensinemos a nossas  (Evite ideia de primeira pessoa) crianças o valor da cultura indígena e a importância de preservar seus direitos com a garantia do estado, que é o tutor do que restou das inúmeras nações indígenas que viviam e prosperavam por estas terras. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)

Eles também têm família e seu direito de criar seus filhos da maneira que seus ancestrais faziam por séculos deve ser assegurado. (Reestruture)

Quem somos nós para dizer como eles devem viver? O que devem comer? Onde devem morar? (Não compreende a estrutura do texto)

A verdade é que somos (Evite ideia de primeira pessoa) invasores de suas terras e vivemos (Evite primeira pessoa) de algo que nunca nos (Evite ideia de primeira pessoa) pertenceu – muito sangue foi derramado neste solo para assegurar que somos nós (Evite ideia de primeir pessoa) que mandamos por aqui – e deveríamos mostrar o mínimo de respeito com os descendentes, e herdeiros, dos povos ancestrais dessa terra. (Reelabore as ideias apresentadas)

Eia pois, criemos em nossos filhos a consciência do respeito a esse nobre povo e façamos com que seus direitos sejam respeitados e garantidos pelo estado que o reduziu a tão poucos representantes. (Não compreende a estrutura do texto)






 

Comentários do corretor


Reformule as ideias apresentadas. Delimite as discussõese articule os argumentos de acordo com o que propõe o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     160


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200