As raízes culturais - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 25/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabe-se que em 1500 (Vírgula) com a chegada dos portugueses em terras brasileiras,milhões de índios já habitavam o país.Conseguinte dessa vinda (Vírgula) os nativos foram submetidos a novos costumes e doenças que ocasionaram diversas mortes.A falta de conhecimento e até o preconceito social contribuem para quase inexistência da cultura indígena atualmente. A partir disso vemos (Evite primeira pessoa) que transformações precisam ser feitas para preservar a identidade cultural brasileira.

Vale ressaltar, a principio (Vírgula) a ineficiência no cumprimento de leis que protegem os direitos indígenas. A Funai (Fundação Nacional do Índio) reconhece que 85% das reservas sofrem constantes invasões, logo observa-se a extinção de penalidades por parte do governo e a falta de multas aos responsáveis por apropriação indébita. (Desenvolva mais o argumento apresentado, pois está superficial)

Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) dos costumes e práticas que refletem a extensa diversidade doada pelos índios, tais como atividades de caça e culinária,a influência das línguas indígenas na própria língua portuguesa, o respeito que possuem pela conservação da biodiversidade e uso de plantas para fins medicinais,são algumas das heranças deixadas por eles que sofrem grande desvalorização e esquecimento. (Abordagem superficial das discussões)

"O preconceito é opnião sem conhecimento" a frase do filósofo iluminista Voltaire sem encaixa bem nesse contexto (Reestruture essa construção),pois, (Sem vírgula) a falta de entendimento sobre o assunto leva a ignorância, consequente o preconceito ,portanto é essencial o governo investir em campanhas através da mídia para levar conhecimento a população a respeito da importância da valorização indígena. Faz-se necessário também que a Funai ponha (coloque) em prática medidas mais rigorosas para aqueles que violam a lei.Assim, o Brasil passará estimar suas raízes culturais. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200