Preservar é cuidar - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 24/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao longo dos anos os povos indígenas vêm lutando para obterem seus direitos reconhecidos como, (Sem vírgula) suas terras demarcadas e regularizadas por lei, também se esforçam para manter seus costumes e tradições demostrando a sociedade a importância do índio na natureza como um agente que preserva e cuida do meio ambiente. (Reelabore as discussões e apresente a tese)

É notório que as demarcações de terras nem sempre acontecem de maneira pacíficada, com os atuais proprietários, isso porque os donos dessas áreas não cedem as terras que por direito são dos índios, mesmo eles cientes que haverá uma futura indenização, que ocorre após uma análise das terras ponderando as benfeitorias feita no local, esse processo é feito pelo órgão responsável (INCRA) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, porém esse processo é longo pela burocracia do sistema judiciário, ao qual pode levar anos até o direito da posse das terras chegar às mãos dos índios. (Discussões superficiais. Reelabore)

A importância dos povos indígenas não se restringe apenas no direito de posse de terras, mas também com o cuidado e preservação que eles têm pela natureza, são os grandes guardiões das florestas, em destaque, (Sem vírgula)  a Amazônia que tem o maior bioma do Brasil: Num território de 4,196.943 milhões de km, segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, crescem 2.500 espécies de árvores, ou seja, um terço de toda madeira tropical do mundo está localizada nessa área.  (Reestruture) Com esses dados e necessário investimentos para uma contínua fiscalização e preservação desse território, visto que o desmatamento vem crescendo em um ritmo acelerado, a preservação deve ser prioridade (Vírgula) como também, dar condições para o povo indígena ajudar nessa tarefa. (Reelabore as discussões e melhore a construção de sentido)

Portanto, a importância dos povos indígenas continua no século XXI, bem como seus direitos garantidos pela Constituição, como suas terras demarcadas e homologadas pelas vias legais. Ações para alcançar tais objetivos depende dos órgãos competentes como o Incra e a Funai (Vírgula) aos quais devem trabalhar em conjunto e fazer cumprir a lei por parte dos proprietários das terras. Somente assim o povo indígena poderá viver pacificamente em suas aldeias preservando a cultura e tradições do seu povo. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Articule as ideias para evitar lacunas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200