Indíos, a herança perdida do país - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 24/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os povos indígenas habitam o Brasil desde muito antes da colonização, é um povo que faz parte da história e da cultura do país. Suas raízes, tradições e cultura ainda são preservadas em muito das (Melhore a construção de sentido) tribos que plantam e colhem da sua própria terra e em muita das vezes (Cuidado com as marcas de oralidade) tem pouco ou nenhum contato fora das tribos. (Reformule e apresente a tese)

Os índios já sofreram e continuam sofrendo um processo de perca perda de suas raízes e tradições desde a época da colonização, onde (Reveja pronomes relativos) vários índios perderam suas vidas em batalhas com os brancos ou com doenças trazidas por eles. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

No Brasil atualmente ainda nota-se essa grande destruição deste povo através das desapropriações de terra que ocorrem para apropriação rural ou de grandes fazendeiros. As consequências dessas desapropriações causam um impacto social e psicológico devastastador e irreversivel (Quais?)(Desenvolvimento superficial das discussões)

O povo indigena é a matriz do Brasil e necessita ser preservado para que esta parte da história do país não deixe de existir, os índios são parte inicial e construtora da história deste país (Vírgula) e por assim ser eles merecem todo respeito e cuidado desde a preservação de suas terras para moradia e alimentação até a preservação de suas culturas e histórias. (Reformule e apresente a proposta de intervenção. Melhore a construção de sentido)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas estão superficiais. Por isso, delimite as ideias e explore mais os argumentos, de modo a evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200