Em pleno século XXI (Vírgula) no auge do pensamento moderno, muito se fala sobre direitos. Os povos indígenas estão nesse território a milênios antes mesmo do início da colonização portuguesa, porém com o tempo e a colonização os indígenas foram perdendo seu território. Mas será que isso está certo? E os direitos deles onde estão? (Reformule as discussões e apresente a tese)
Os direitos indígenas são os direitos coletivos que existem como reconhecimento a condição dos povos indígenas. Na nova Constituição inovou em todos os sentidos (Reformule essa ideia), estabelecendo, sobretudo, que os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam são de natureza originária. (Pouco desenvolvimento das ideias. Reelabore)
Contudo, a questão indígena é mais complexa. Os índios brasileiros ainda têm de lutar pela terra. Isso porque a bancada ruralista do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país vem tomando terras indígenas para colocar sua atividade comercial. Essa situação vem dizimando muitas tribos e impedindo o avanço de qualquer tentativa do governo brasileiro ou de ONGs (Desenvolva a sigla) que atuem na questão dos direitos indígenas no Brasil. (Abordagem superficial das discussões)
Portanto essa é uma situação que não podemos (Sem primeira pessoa) mais tolerar todos os povos têm seus direitos (Melhore a construção de sentido). É preciso que nós lutemos (Evite ideia de primeira pessoa) a luta desses povos como se fosse a nossa luta (Evite ideia de primeira pessoa), como já dizia Mahatma Gandhi (Dois pontos) “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver''. O governo também deve atuar de forma mais rígida contra a opressão desses direitos, com leis que punam quem invadir terras indígenas e se apropriar delas. Assim futuramente não precisaremos (Evite ideia de primeira pessoa) lutar pois já os direitos estarão seguros. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |